16/12/2011 13h06 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Setur e Fapes lançam Edital para pesquisa econômica do turismo na Região Metropolitana

foto: Asscom/Setur
A Setur realiza pesquisas de fluxo e de eventos, como no caso do Expotur, mas ainda carece de dados sobre o setor econômico


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), realiza na próxima segunda-feira, às 17 horas, a solenidade de lançamento do Edital de Chamada Pública para seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento, que visam diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial do setor na Região Metropolitana. O evento contará com a presença do vice-governador Givaldo Vieira e será no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectit), na Mata da Praia.

O Edital Programa de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais - Economia do Turismo será publicado no Diário Oficial (DIO), em jornal local de grande circulação e nos sites da Fapes www.fapes.es.gov.br e da Setur www.turismo.es.gov.br nesta terça-feira (20). A previsão de contratação das propostas que realizarão a pesquisa é maio de 2012.

O processo é dirigido a "pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas", que deverão apresentar propostas para o financiamento de projetos que visem diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial do turismo na Região Metropolitana, para desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

De acordo com o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, o lançamento deste edital representa um marco na atuação da Fapes. "Aqui estão presentes duas ações que certamente servirão de modelo para cooperação com outras secretarias e órgãos públicos estaduais: estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para o interesse das políticas públicas estaduais e utilizar a lógica da demanda como referência para atuação da Fapes. Dessa forma, é possível levar à sociedade soluções mais consistentes baseadas em abordagens científicas", afirma.

Já o secretário do Turismo, Alexandre Passos, faz questão de lembrar que, apesar das pesquisas de fluxo realizadas periodicamente pela Setur, o setor ainda carece de dados para traçar e orientar ações voltadas para o seu desenvolvimento sustentável. "Aliada à estratégia de desenvolvimento do Governo do Estado, a iniciativa da Setur/Fapes visa diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial do setor na Região Metropolitana, para desenvolver de políticas públicas voltadas para a atividade turística", conclui Alexandre.

Números do setor
Desde 2004, quando foi lançado o Plano de Desenvolvimento do Turismo 2004-2013, o Espírito Santo desenvolve o planejamento de suas atividades voltadas para o fomento do turismo.

Após a organização do setor, o Estado avançou para uma segunda fase, com o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo 2007-2025, também alinhado com o Plano Nacional do Turismo, de forma a implementar um modelo de gestão. O Governo do Estado estima que, em 2015, 52.290 postos de trabalho sejam gerados por este setor.

Na Região Metropolitana, o município de Vitória se destaca, tendo empregado em 2005 26% do total de trabalhadores na atividade de turismo no Estado. Esse índice corresponde a cerca de 11 mil empregos formais.

Cabe registrar que, no mesmo ano, as contratações formais em turismo no Estado representaram 6% do total de contratações, com um crescimento de aproximadamente 32% em relação a 1995 (Plano de Turismo de Vitória 2008 a 2016).

É notório o crescimento do fluxo turístico para a Região Metropolitana se considerarmos o turista de negócios e eventos e aquele que procura o destino para atividades de lazer e entretenimento. Pesquisas realizadas pela Setur apontaram que somente na alta temporada (mês de janeiro) no período de 2005 a 2010 o fluxo turístico cresceu 98%.

Em 2011, o fluxo turístico na alta temporada aumentou 25% em relação ao mesmo período de 2010. A Setur busca ampliar ainda mais o conjunto de instrumentos de suporte à análise da macroeconomia estadual.

Serviço:
Lançamento do Edital de Chamada Pública Setur/Fapes
Data: 19 de dezembro 2011.
Horário: 17 horas.
Local: Auditório SECTIT - Avenida Fernando Ferrari, 1080 - Ed. América Centro Empresarial - Torre Norte, 2º andar - Mata da Praia - Vitória-ES.




Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação/Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308       
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard