18/02/2014 12h01 - Atualizado em 28/01/2016 08h39

Setur estará presente na 37ª Vitória Stone Fair

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) marcará presença na 37ª edição da Vitória Stone Fair que começa nesta terça-feira (18) e segue até a próxima sexta-feira (21), no Parque de Exposições Floriano Varejão, em Carapina, Serra.

A Setur estará ocupando uma área expositiva de 100 metros quadrados, onde técnicos da secretaria realizaram a promoção e divulgação dos destinos, rotas turísticas, atrativos, gastronomia e potencialidades do Espírito Santo, tendo em vista que, o evento é o mais importante encontro de rochas ornamentais da América Latina e o primeiro do calendário mundial.

Com expectativa de receber mais de 25 mil visitantes de 66 países, incluindo empresários, distribuidores e atacadistas de todo o Brasil, além de compradores internacionais, a Vitória Stone Fair tem importância fundamental para o segmento de turismo de negócios no Espírito Santo.

Números
Serão 32 mil metros quadrados de área, reunindo cerca de 400 expositores, entre empresas nacionais e internacionais de extração e beneficiamento de mármores, granitos, quartzitos, ardósias, insumos, máquinas, equipamentos, marmorarias, serrarias, entidades empresariais e de tecnologia para o setor. 

Segundo os organizadores, a Vitória Stone Fair é referência para o trade internacional do setor por ser uma indutora nos negócios. A feira serve de base para as exportações brasileiras ao longo do ano.
A feira conta ainda com palestras setoriais, road shows, missões empresariais, visitas à Rota do Mármore e do Granito, dentre outras atividades paralelas.

Rota turística
A Feira Internacional do Mármore e do Granito é o evento que mostra o potencial das rochas ornamentais capixabas e atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o Estado. Em função do evento, que é um sucesso, foi criada a Rota Turística do Mármore e do Granito, roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais do segmento, e primeira rota turística voltada especificamente para o turismo de negócios no Brasil. 

Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Nova Venécia se sobressaem na rota, que ainda inclui os municípios de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pancas, Baixo Guandu, Vila Pavão, Muqui, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Águia Branca, Alegre, Atílio Vivácqua, Castelo, Conceição do Castelo, Linhares, Mimoso do Sul, Serra e Viana.
 
O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Responde por praticamente metade da produção e das exportações do País e concentra mais da metade do parque industrial brasileiro.
 
Vitória, com seu complexo portuário, consiste na via principal de exportação de blocos e chapas de pedras ornamentais do Brasil. Sedia uma das duas edições anuais da Feira Internacional do Mármore e Granito, a Vitória Stone Fair.

O tamanho das jazidas e a importância dos negócios alavancados por esse segmento justificam a inclusão de 21 municípios na Rota do Mármore e do Granito. No Sul do Estado, onde Cachoeiro de Itapemirim se destaca como principal centro de extração, onde se concentram as jazidas de mármore.  

No Norte do Estado, a extração e o beneficiamento do mármore e do granito estimularam o desenvolvimento dos municípios e incentivaram a criação de milhares de empregos. A região é conhecida como Núcleo de Extração de Nova Venécia e tem este município como referência.

O principal parque industrial de beneficiamento das rochas ornamentais fica no Sul do Estado. Paralelamente, a Região Metropolitana registra um crescimento do número de empresas de processamento de mármore e de granito, responsáveis pela oferta de produtos de maior valor agregado.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 
imprensa@turismo.es.gov.br 
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard