02/04/2012 09h17 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Setur faz reuniões sobre regionalização do turismo na Região do Verde e das Águas

De segunda (26) a sexta-feira (30) desta semana, técnicos da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur) da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) estão realizando visitas técnicas aos municípios da Região Turística do Verde e das Águas: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Sooretama, Rio Bananal, Jaguaré, São Mateus e Conceição da Barra. O objetivo é construir uma Matriz de Acompanhamento de programas, projetos e ações para fortalecer a Política de Regionalização do Turismo.

A Setur vai realizar reuniões com os secretários e dirigentes municipais de turismo da região, visando preparar suas bases para os programas de qualificação profissional, visando o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Na pauta das reuniões as políticas públicas municipais para o turismo; as ações das Instâncias de Governança Regionais; Matriz de Monitoramento; e participação da Região Turística na Expotur 2012, que será realizada de 25 a 27 de maio, na Praça do Papa, em Vitória.

O Programa de Regionalização é um Macroprograma do Ministério do Turismo (MTur) que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão. A oferta turística regional adquire maior significância e identidade pela qualidade e pela originalidade capaz de agregar valor ao produto turístico.
A regionalização do turismo propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no País e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo (PNT). É, dessa forma, um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões como estratégia orientadora dos demais macroprogramas, programas e ações do PNT.

Confira a agenda das reuniões:

Dia 26/03 - Aracruz e Ibiraçu
10 às 12 horas - Reunião com prefeito de Aracruz e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).
12h10horas - Almoço em Aracruz.
14 às 18 horas - Reunião com prefeita de Ibiraçu e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros

Dia 27/03 - João Neiva e Linhares
10 às 12 horas - Reunião com prefeito de João Neiva e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).
13 horas - Almoço em João Neiva
14 às 18 horas - Reunião com prefeito de Linhares e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).

Dia 28/03 - Sooretama e São Mateus
10 às 12 horas - Reunião com prefeita de Sooretama e secretários (Turismo, Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).
12h10 - Almoço em São Mateus
14 às 18 horas - Reunião com Prefeito de São Mateus e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).

Dia 29/03 - Rio Bananal e Jaguaré
10 às 12 horas - Reunião com prefeito de Rio Bananal e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).
12h10 - Almoço em Rio Bananal.
14 as 18 horas - Reunião com prefeito de Jaguaré e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).

Dia 30/03 - Conceição da Barra
10 às 12 horas - Reunião com prefeito de Conceição da Barra e secretários (Turismo, Agricultura, Educação, Administração, Finanças, Transportes, Obras e outros).
12h10 - Almoço em Conceição da Barra.
14 horas - Retorno para Vitória.

Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006/(27) 9805-1308