24/08/2012 12h41 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Setur incrementa ações do Programa Qualifica ES

Visando melhorar a mobilização e garantir a qualificação de mais profissionais capixabas para o setor por meio do Programa Qualifica ES Turismo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-ES) está firmando parcerias com associações e lideranças nos locais onde serão realizados os cursos.

A primeira delas já foi acertada: a Associação Projeto Mais Amor de Terra Vermelha, em Vila Velha, vai ceder um espaço para a realização do primeiro curso de qualificação no bairro. A entidade vai atuar junto com a Prefeitura de Vila Velha na divulgação e nas inscrições para o curso Tipos de Serviços em Restaurante - Garçom, que será realizado no bairro, de 18 a 31 de outubro, com 23 vagas e carga horária de 40 horas no total.

Outra iniciativa inédita da Setur é que a partir de agora ela fará, junto com os parceiros e as prefeituras dos municípios onde o programa será desenvolvido, um cadastro dos alunos que se formarem no Qualifica ES Turismo.

Com isso, será criado um banco de dados para ser disponibilizado às entidades representantes dos empreendimentos do setor (bares, restaurantes, meios de hospedagem, entre outros) e prefeituras a fim de que identifiquem os profissionais atendidos pelos cursos de qualificação e que estejam disponíveis para o mercado de trabalho.

Qualifica ES Turismo
Resultado de um contrato da Setur com o Senac-ES, o objetivo do programa é melhorar a qualidade do atendimento ao turista por meio da capacitação dos profissionais do setor e pessoas que poderão atuar nas empresas prestadoras de serviços turísticos, gerando, consequentemente, emprego e renda.

Na Região Metropolitana, o Qualifica ES também integra o Programa Estado Presente do Governo do Estado, oferecendo cursos de qualificação nos 20 aglomerados urbanos incluídos nas ações integradas.  Em 2010/2011, foram capacitados 1.443 profissionais, divididos em 67 turmas. Para a temporada 2012/2013 serão 227 turmas, com 5.485 pessoas qualificadas. O valor do investimento do Governo do Estado nesta etapa do programa é de R$ 599.928

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br