06/02/2012 09h03 - Atualizado em 27/01/2016 15h47

Setur inicia acompanhamento dos programas de regionalização no Estado

De segunda a sexta-feira desta semana (de 06 a 10/02), técnicos da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur) da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) estão realizando várias visitas técnicas nos municípios da Região Turística Pedras, Pão e Mel: Nova Venécia, Vila Valério, São Gabriel, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Ecoporanga e Boa Esperança. O objetivo é construir uma Matriz de Acompanhamento de programas, projetos e ações para fortalecer a Política de Regionalização do Turismo.

Nesta primeira etapa estão sendo realizadas reuniões com os secretários e dirigentes municipais de turismo da região. Com isso, a Setur, está desde já preparando suas bases para os programas de qualificando profissional, visando um desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Programa de Regionalização

Macroprograma do Ministério doe Turismo (MTur) que define as regiões turísticas como estratégicas na organização do turismo para fins de planejamento e gestão. A oferta turística regional adquire maior significância e identidade pela qualidade e pela originalidade capaz de agregar valor ao produto turístico.

A regionalização do turismo propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no país e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo (PNT). É, dessa forma, um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões como estratégia orientadora dos demais macroprogramas, programas e ações do PNT.

Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006/(27) 9805-1308