17/07/2012 15h39 - Atualizado em 27/01/2016 15h54

Setur investe R$ 3,3 milhões para alavancar turismo

foto: Thiago Guimarães/Secom
Assinatura de programas e projetos que vão alavancar o turismo no Espírito Santo


O Governo do Estado assinou nesta terça-feira (17) contratos de cinco programas e projetos com o objetivo de alavancar o turismo no Espírito Santo. O valor total dos investimentos nestes projetos é de R$ 3.309.676,00.
 
O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande, dos secretários de Estado do Turismo (Setur) Alexandre Passos; da Ciência e Tecnologia (Sectit) Jadir Pella; da Educação (Sedu) Klinger Barbosa; o diretor presidente da Fapes Anilton Salles Garcia; além de representantes de várias entidades do setor, como Abav-ES, Adetur Metropolitana, Sindibares, Abeoc, Convention Bureau das Montanhas Capixabas, entre outros.
 
Durante a cerimônia, realizada no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, em Vitória, foram assinados contratos para os seguintes programas: Prestação de Serviços para Elaboração do Plano de Marketing e Comunicação do Turismo do Estado do Espírito Santo - Ornellastour Consultoria; Termos de Outorga para Estudo da Economia do Turismo da Região Metropolitana - Fapes/Sectit; implantação da segunda etapa do Programa Viaja ES Jovem - Abav-ES e parceria da Sedu; Programa Qualifica ES Turismo - Senac-ES; contrato para elaboração do Projeto Executivo da Sinalização Turística do Estado do Espírito Santo.
 
Além disso, houve a palestra "Promoção e Receptividade no Destino Turístico", com José de Freitas Ornelas, da Ornellastour Consultoria.
 
O governador Renato Casagrande parabenizou o trabalho desenvolvido pelo secretário Alexandre Passos e toda a sua equipe. Ele enfatizou a importância do desenvolvimento de projetos que atinjam os pilares fundamentais do turismo no Espírito Santo: a infraestrutura turística, a qualificação de mão de obra, a formação da consciência turística e a promoção e divulgação.
 
"Avançamos muito na qualificação, ampliando de 1.400 pessoas beneficiadas nos últimos dois anos para quase 6 mil vagas que serão oferecidas em 2012 e 2013. Receber bem é abrir as portas do Estado para os visitantes", disse o governador.
 
Ele também ressaltou que as características naturais e culturais do povo capixaba são uma grande vantagem para o turismo do Espírito Santo. "A diversidade de relevo, da paisagem, do clima, da gastronomia e da cultura são o nosso grande trunfo. Este é um Estado pequeno, mas tem tudo. A nossa característica é a nossa diversidade. A gente se identifica com o que há de mais diverso, mais heterogênio. O Espírito Santo é o ponto de encontro geográfico, cultural e econômico do País. Precisamos divulgar e mostrar a nossa beleza diversa para o Brasil e para o mundo", finalizou Renato Casagrande.
 
Em seu discurso, o secretário Alexandre Passos agradeceu o apoio que tem recebido do governador e a parceria feita com vários órgãos do Governo, como o DER, a Sectit/Fapes e a Sedu. Ele também destacou a importância dos projetos que estão sendo contratados.
 
Segundo Alexandre, o estudo da economia do turismo é o primeiro projeto com essa modelagem que a Fapes desenvolve. "Estamos avançando muito. O nosso objetivo é servir de modelo pelas iniciativas que estamos tomando. É um grande orgulho estar aqui hoje apresentando esses projetos, que foram construídos por nós da Secretaria com o apoio do trade turístico", constatou.
 
A ampliação do Viaja ES Jovem de 1 mil participantes em 2011 para quase 4 mil em 2012 e a sinalização dos atrativos turísticos são grandes avanços. "Com isso, estamos criando a cultura do turismo e incentivando a economia do setor. O Plano de Marketing Turístico é outra grande aspiração do trade", finalizou o secretário.
 
Programas
 
Plano de Marketing e Comunicação do Turismo do Estado do Espírito Santo - Desenvolver um plano de marketing turístico para o Estado do Espírito Santo, com base na análise da pesquisa de mercado, propondo ações que sejam posteriormente implantadas pela Setur e demais envolvidos no setor, de forma a definir uma estratégia global para as ações de divulgação e comercialização do turismo capixaba. Valor do investimento: R$ 253 mil.
 
Estudo da Economia do Turismo da Região Metropolitana - A Setur, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou em dezembro 2011 o Edital 20/2011 Pesquisas Aplicadas a Políticas Públicas: Economia do Turismo. O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico da economia do turismo e avaliar o potencial turístico da Região Metropolitana da Grande Vitória, para que sirvam de instrumentos para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. O processo de seleção, dirigido a pesquisadores vinculados às instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas do Estado, está em sua última fase, já para a contratação das propostas aprovadas. Para esse estudo, a Região Metropolitana foi dividida em cinco áreas: Vitória, Vila Velha, Guarapari; Serra e Fundão; e Cariacica e Viana. O prazo para execução do projeto será de 18 meses, a partir da assinatura do Termo de Outorga. Valor total do investimento: R$ 1 milhão, dividido pelas cinco áreas.
 
Programa Viaja ES Jovem - O programa é resultado de um contrato com a Abav-ES e destinado à capacitação de alunos da rede pública estadual, oferecendo a oportunidade de aliar o conteúdo pedagógico à vivência - com viagens monitoradas a várias localidades do Estado. A proposta se dispõe a ser mais uma oportunidade para o desenvolvimento da cultura do turismo como diferencial de qualidade no aprendizado, de inclusão social, de sustentabilidade e de valorização do Estado em que se vive e de elevação da autoestima dos capixabas, como futuros consumidores de viagens. As escolas e os alunos selecionados são feitos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).  Em 2011, foram capacitados mil alunos da rede pública de ensino da Grande Vitória. Com o sucesso do primeiro projeto, em 2012 a Setur vai capacitar 3.680 alunos de várias cidades do Espírito Santo e proporcionar visitas monitoradas às Rotas do Sol e da Moqueca, Caminhos do Imigrante, do Mar e das Montanhas, do Caparaó, do Verde e das Águas, e dos Vales e do Café. Valor do investimento: R$ 916.748.
 
Programa Qualifica ES Turismo - Resultado de um contrato com o Senac-ES, o objetivo do Qualifica ES é melhorar a qualidade no atendimento ao turista por meio da capacitação dos profissionais do setor e pessoas que poderão atuar nas empresas prestadoras de serviços turísticos, gerando, consequentemente, emprego e renda. Na Região Metropolitana, o projeto também integra o Programa Estado Presente do Governo do Estado, oferecendo cursos de qualificação nos 20 aglomerados urbanos incluídos nas ações integradas. Em 2010/2011, o Qualifica ES Turismo capacitou 1.443, divididas em 67 turmas. Para a temporada 2012/2013 serão 227 turmas, 5.485 pessoas qualificadas. Valor do investimento: R$ 599.928.
 
Sinalização Turística - Elaboração de projeto executivo de sinalização turística, contendo diagramação e especificações para a fabricação e instalação de placas de identificação dos atrativos turísticos do Espírito Santo, de placas de sinalização dos respectivos percursos de acesso e pórticos de identificação dos acessos ao Estado e às dez Regiões Turísticas Estaduais. Abrangendo todo o território estadual, o Projeto Executivo contemplará o mapeamento dos atrativos turísticos sinalizados e das placas projetadas, realizado por meio de programa de geoprocessamento, uma iniciativa inédita no Estado. Trata-se de um projeto da Secretaria de Estado do Turismo que será implantado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), com recursos e acompanhamento técnico da Setur. O prazo para a entrega do Projeto Executivo completo é de 150 dias corridos, contados a partir da liberação da Ordem de Serviço à empresa vencedora do processo licitatório, ainda sem previsão de prazo. O Edital de Licitação para contratação da empresa que elaborará o Projeto Executivo deverá ocorrer nos próximos dois meses. Valor do investimento: R$ 540 mil.

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