24/05/2010 14h34 - Atualizado em 27/01/2016 15h27

Setur leva cultura e paisagens capixabas para o 5º Salão do Turismo

Com o intuito de traçar estratégias de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos do Brasil, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), apresenta a cultura e as belezas capixabas durante a 5ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, que será realizado de quarta-feira (26) a domingo (30), no Anhembi, em São Paulo.

O público estimado para este evento é de 100 mil pessoas. "Magia das Estações" foi o tema escolhido para representar a Região do Sudeste do Brasil. Desta forma, os estandes irão mostrar as belezas de cada estado por meio da primavera, do verão, do outono e do inverno.

Além disso, os visitantes poderão conhecer os roteiros turísticos de todos os estados brasileiros, adquirir pacotes de viagens, comprar artesanatos, conhecer a gastronomia típica de cada região, assistir a manifestações artísticas, além de participar de debates e palestras.

Pacotes
O Salão do Turismo está dividido em diversas atividades como: a Feira de Roteiros Turísticos, onde os visitantes poderão conhecer as principais rotas turísticas de cada Estado; a Área de Comercialização, que é um espaço destinado às empresas do trade turístico, no qual serão comercializados os pacotes de viagens, além de produtos e serviços turísticos como: agências de receptivos, meios de hospedagens, rotas e circuitos turísticos.

Há ainda a Vitrine Brasil, que é um local de exposição de produtos associados ao turismo, e que contribuem para evidenciar a singularidade de cada Estado do Brasil, com destaque para o artesanato, a gastronomia, o agroturismo e as manifestações culturais.

Já no Núcleo do Conhecimento, várias palestras e debates serão ministrados por profissionais de diversas áreas; enquanto na Rodada de Negócios, serão realizados encontros entre os agentes de comercialização dos produtos turísticos.

E nas Missões Promocionais - Caravana Brasil, serão realizadas visitas técnicas de agentes de turismo e operadores de turismo para conhecer os destinos e equipamentos turísticos; e, ainda, por meio das Missões Promocionais - Press Trip, serão realizadas visitas técnicas de profissionais da imprensa nacional e internacional, com o objetivo de conhecer e divulgar os roteiros turísticos nos principais veículos de comunicação do Brasil.

Espírito Santo
A Setur irá divulgar o Espírito Santo no evento de diversas formas. Na Feira de Roteiros Turísticos, estarão os representantes das sete instâncias de governança, para a comercialização das oito rotas turísticas: a do Mar e das Montanhas, a do Sol e da Moqueca, a do Verde e das Águas, a dos Vales e do Café, a da Costa e da Imigração, a do Caparaó, a Caminho dos Imigrantes e, por fim, a Rota Imperial.

Neste estande haverá ainda uma cafeteria para degustação de produtos do agroturismo capixaba, como queijos, doces, geléias, compotas, dentre outros; e também o bolinho de moqueca capixaba, do Bar do Ceará, localizado em Vitória, e vencedor do concurso Roda de Boteco, na Rota do Sol e da Moqueca.

O lançamento do projeto Sudeste Recebe, que é um roteiro integrado com os quatro estados da Região Sudeste será outra atração. Com destaque para Vitória, eleita pelo Ministério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do Brasil.

No estande Vitrine Brasil, a gastronomia do Espírito Santo estará representada pela moqueca capixaba, que será servida para degustação. Haverá ainda lojas de artesanato, com 15 artesãos capixabas apoiados pela Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que irão comercializar produtos confeccionados com madeira, pedra, fibra de taboa, conchas do mar, argila, tecidos e vidros.

Manifestações culturais
Ainda com parte do Vitrine Brasil, no espaço Saber Fazer, cinco mestres vão demonstrar como são preparados os instrumentos e artesanatos típicos do Espírito Santo, a exemplo da casaca. Na agricultura familiar, a Associação de Agroturismo (Agrotur) e o Café Teeiro, ambos de Venda Nova do Imigrante, irão expor os produtos típicos. E no que se refere às manifestações culturais, o Estado será representado pelos grupos: Pommerland, de Santa Maria de Jetibá, e o Grupo de Congo Panela de Barro, de Serra.

Na Área de Comercialização, em um espaço de 150m², estará presente uma caravana com seis circuitos turísticos, composta por 20 empresários dos setores de hotelaria e agências de receptivos, que irão vender os roteiros do Estado.

Durante o evento, haverá ainda um momento de premiações para o desempenho do Estado no setor turístico. No Núcleo de Conhecimento, o Espírito Santo receberá os dois troféus "Roteiros do Brasil", um pelo segundo lugar na categoria Sítio Eletrônico (Site) Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, com o portal "Descubra o Espírito Santo", desenvolvido pela Fivecom; e o outro pelo terceiro lugar na categoria Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, com o Guia de Serviços.

Serviço:
5° Salão do Turismo