16/08/2011 07h14 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Setur premiará Casos de Sucesso no Expotur

Para comemorar os sete anos do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vai premiar aqueles se destacaram no setor com o Troféu Destaque Regional do Espírito Santo, em cerimônia solene durante o Expotur 2011 - 7º Salão do Turismo e 2º Salão do Artesanato do Espírito Santo, que será realizado de 23 a 25 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória.

O objetivo é compartilhar experiências importantes para o desenvolvimento da atividade turística e não promover um empreendimento ou instituição.

Poderão concorrer ao prêmio os municípios e Instâncias de Governança do Espírito Santo. Os casos/exemplos de sucesso a serem selecionados dirão respeito à implementação do Programa de Regionalização do Turismo, com base em suas diretrizes operacionais e em seus princípios fundamentais: sustentabilidade ambiental, econômica, sócio-cultural e institucional, participação, integração e descentralização.

Os casos/exemplos deverão ser encaminhados à Setur, após identificação, articulação e avaliação com as regiões turísticas, municípios, empreendimentos e atores envolvidos nos respectivos casos/exemplos através de suas Instâncias de Governança.

Para candidatura do caso/exemplo é necessário o encaminhamento da FICHA DE INSCRIÇÃO - opção de donwload em word segue abaixo- devidamente preenchida, bem como dos documentos comprobatórios constantes no REGULAMENTO.

A análise e seleção dos casos será realizada pela Comissão Temática de Regionalização e Segmentação do Conselho Estadual de Turismo - Contures.

Os custos com deslocamento, hospedagem e alimentação dos selecionados para apresentar os casos/exemplos correrão por conta deste ou de suas instituições.

Os casos/exemplos de sucesso devem estar relacionados aos seguintes temas: Gestão turística de destino; Planejamento e gestão do turismo regional; Roteiro turístico; Site promocional de um destino, roteiro ou região turística; Material promocional de um destino, roteiro ou região turística.

Para análise e seleção dos casos foram definidos critérios gerais para todos os temas e critérios específicos, de acordo com o assunto relacionado. São apresentados, ainda, alguns critérios que são obrigatórios e, consequentemente, eliminatórios, caso não sejam cumpridos. Por fim, são listados os critérios desejáveis, classificatórios (confira aqui).

Envio das candidaturas
As candidaturas para casos/exemplos de sucesso na implementação do Programa de Regionalização do Turismo deverão ser enviados à Secretaria de Estado de Turismo por agência postal - Correios (via Sedex) ou pessoalmente no seguinte endereço: Rua Marília de Resende Scarton Coutinho, 194 Enseada do Suá-Vitória/ES CEP: 29.050-410.

O prazo final para envio das candidaturas é o dia 19 de setembro, até as 18 horas. Para candidaturas enviadas por correio (via Sedex), será considerada a data de postagem do envelope. A divulgação dos resultados será realizada no dia 24 de setembro de 2011, no site da Setur.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Gestão de Turismo - GESTUR, com Cássia Coppo - (27)3636-8013 - cassia.coppo@turismo.es.gov.br