13/11/2013 15h28 - Atualizado em 28/01/2016 08h38

Setur promove eventos de capacitação em turismo em São Mateus

foto: Asscom/Setur-ES
Luiz Valentim,do MInistério do Turismo.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoveu na terça-feira (12) dois importantes eventos de capacitação turística no município de São Mateus, culminando com a entrega da certificação a 53 alunos que participaram dos cursos do Programa Qualifica ES Turismo no município.

Pela manhã foi realizado o seminário "Qualificação dos interlocutores e gestores de turismo no Espírito Santo", auditório do Norte Palácio Hotel, com o coordenador Geral de Competitividade e Inovação do Ministério do Turismo (MTur) Luiz Valentim. O objetivo principal foi mostrar aos empresários do setor a obrigatoriedade e as vantagens do Cadastro das pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo (Cadastur).

O secretário Alexandre Passos ressaltou a importância do trabalho da Setur para o aumento no número de cadastrados. "O Cadastur é obrigatório para legalização de alguns serviços turísticos. Além disso, proporciona aos cadastrados oportunidades de qualificação, facilidades de acesso a linhas de financiamento, maior visibilidade para a empresa e oportunidades de negócios com acesso a novos mercados. A Secretaria tem se empenhado bastante no fortalecimento do Cadastur, tanto que registramos um crescimento no Espírito Santo superior à média nacional", disse o secretário.

foto: Asscom/Setur-ES
Alunos dos cursos de qualificação receberam seus diplomas em São Mateus.
foto: Asscom/Setur-ES
Alunos dos cursos de qualificação receberam seus diplomas em São Mateus.
À tarde foi realizada uma solenidade de entrega de certificados aos 53 alunos que se formaram nos cursos de qualificação do Programa Qualifica ES Turismo, desenvolvido por meio de contrato com o Senac-ES e em parceria com a Prefeitura de São Mateus.

Cadastur

Criado pelo Ministério do Turismo (Mtur) o Cadastur é um sistema online de cadastro dos prestadores de serviços turísticos e guias de turismo. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. A partir da Lei do Turismo, o cadastro no MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo sendo executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

O cadastro proporciona muitas oportunidades de qualificação, facilidades de acesso a linhas de financiamento, maior visibilidade para a empresa, oportunidades de negócios e acesso a novos mercados, oferecidos por meio de projetos e programas do Mtur.

Qualifica ES Turismo

Desde 2010, o Qualifica ES Turismo capacita profissionais do setor, melhorando a receptividade ao turista. Os cursos são ministrados por instrutores do Senac qualificados e criteriosamente selecionados. Em 2012, foram capacitadas 1.591 pessoas e a meta do projeto é beneficiar 5.485 profissionais até o fim de 2013.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) criou o Programa Qualifica ES Turismo para promover o desenvolvimento do turismo em todo o Estado e estimular o crescimento socioeconômico de suas regiões.

Em parceria com as prefeituras, o programa oferece cursos de atualização e qualificação profissional em vários municípios, voltados para quem trabalha ou deseja atuar em bares, restaurantes, pousadas, hotéis, transportadoras, agências de viagem ou como guias turísticos.
Em 2013, dois cursos já foram ministrados em Cariacica (Excelência na Receptividade ao Turista e Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos) e mais dois cursos estão com inscrições abertas.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br