05/05/2011 07h25 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Setur quer aumentar em 35% o número de prestadores de serviços no Cadastur



A partir deste mês de maio a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com as prefeituras de todos os municípios do Espírito Santo, estará com uma equipe em campo para fazer mobilização dos prestadores de serviços turísticos para se cadastrarem no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do Turismo (Cadastur).

A meta da Setur é fechar 2011 com um aumento de 35% no número de prestadores de serviços turísticos capixabas no Cadastur. Esse cadastro é uma exigência do Ministério do Turismo (MTur) para que empresas e profissionais do setor possam usufruir de alguns benefícios e vantagens do governo federal.

O objetivo do Cadastur é promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos. Dentre os benefícios estão o acesso a financiamentos em bancos oficiais, a participação em programas de qualificação, o apoio à promoção de feiras e eventos nacionais e internacionais e a participação em ações do Ministério do Turismo.

Conforme disposto na Lei do Turismo, criada em setembro de 2008, o cadastro tornou-se obrigatório e contempla os prestadores de serviços turísticos. Atualmente são 948 cadastrados no Estado, entre agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras, guias de turismo, bacharéis em turismo, locadoras de veículos, bares, restaurantes, parques temáticos, infraestrutura para eventos e organizadoras de eventos.

Como se cadastrar

Para efetuar o cadastro no sistema federal, basta que a Pessoa Física ou Jurídica preencha um formulário de inscrição disponível na internet (www.cadastur.turismo.gov.br) e na sede da Setur (rua Marília de Resende Scarton Coutinho, 194, Praia do Suá, Vitória-ES), apresente a documentação exigida e aguarde a homologação junto ao Ministério do Turismo. O cadastro tem validade de dois anos, contados a partir da data de homologação. Após esse período, o prestador de serviços deve requerer uma renovação para atualização dos dados.

História do Cadastur

O Brasil é uma terra de muitas culturas, crenças e povos. Uma nação multicolorida, divertida e com diversos lugares maravilhosos para se conhecer, o que torna cada visita uma experiência única e enriquecedora. Para que esse universo de maravilhas não perca o brilho, é necessária uma prestação de serviços confiável e de qualidade.

Pensando nisso, o Ministério do Turismo criou o Cadastur, um sistema online de cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Bacharéis e Guias de Turismo. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. A partir da Lei do Turismo, o cadastro no MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo.

Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard