18/11/2014 10h37 - Atualizado em 28/01/2016 08h46

Setur realiza Encontro de Instância de Governança nesta quarta-feira (19)

foto: IADH
Tania Zapata é diretora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promoverá nesta quarta-feira (19) o 4º Encontro de Instâncias de Governança Regionais de Turismo do Espírito Santo. O evento será no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Vitória, em Bento Ferreira, das 08h30 às 18 horas. O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos fará a abertura do evento.

Haverá apresentações e palestras na ocasião. O diretor Geral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Erlon José Paschoal vai apresentar o Programa Pedagógico e Artístico-Cultural da Fames; o diretor de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo Wilken Souto vai ministrar a palestra "As novas Estratégias do Ministério do Turismo para a Regionalização"; e a diretora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), Tania Zapata, falará sobre Governança e Competitividade no Turismo.

À tarde serão apresentados os casos de sucesso em Instâncias de Governança da Região Sul do Brasil. Jaime Nelson Nascimento falará sobre a experiência da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) Cataratas e Caminhos do Lago de Itaipu, do Paraná. Já Beatriz Paulus, apresentará o caso de sucesso da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), do Rio Grande do Sul).

Logo após os casos de sucesso, será realizada uma dinâmica de grupo para definir metas para o futuro. Em seguida, serão feitos os encaminhamentos e avaliação dos grupos. Ao final do encontro será apresentado o Programa de Avaliação Turística dos Municípios 2015 e logo em seguida, o encerramento.

Instância de Governança

A Instância de Governança Regional é uma organização com participação do Poder Público e dos atores privados dos municípios componentes das Regiões Turísticas, com o papel de coordenar o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em âmbito regional. A Instância de Governança Regional pode assumir estrutura e caráter jurídico diferenciado, sob a forma de fóruns, conselhos, associações, comitês, consórcios ou outro tipo de colegiado.

Serviço:
4º Encontro de Instâncias de Governança Regionais de Turismo do Espírito Santo
19/11 (quarta-feira) - das 8h30 às 18 horas - Senac Vitória (Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira).

08h30 - Credenciamento e café da manhã.
09h - Abertura: Secretário de Estado do Turismo e Ministério do Turismo.
09h15 - Apresentação: Programa Pedagógico e Artístico-Cultural da Fames - Erlon José Paschoal - Diretor Geral da Faculdade de Música do Espírito Santo - Fames..
09h30 - Palestra: As novas estratégias do Ministério do Turismo para a regionalização - Wilken Souto - Diretor de Produtos e Destinos do Ministério do Turismo.
10h45 - Palestra: Governança e Competitividade no Turismo - Tânia Zapata - Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).
12h - Almoço.
14h - Apresentação: Casos de Sucesso em Instâncias de Governança - Região Sul do Brasil - Adetur Cataratas e Caminhos / Paraná - Jaime Nelson Nascimento.
15h - Apresentação: Casos de Sucesso em Instâncias de Governança - Região Sul do Brasil - Atuaserra/ Rio Grande do Sul - Beatriz Paulus.
16h - Coffee break.
16h20 - Dinâmica de grupo: Metas para o futuro.
17h10 - Apresentação: Encaminhamento/Avaliação dos grupos.
17h40 - Apresentação - Programa de Avaliação Turística dos Municípios 2015.
18h - Encerramento.

Informações à imprensa: