31/08/2010 13h08 - Atualizado em 27/01/2016 15h30

Setur realiza mobilização para cadastro de empresas de turismo

Com a finalidade de promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), estará enviando uma equipe a campo para fazer mobilização e cadastro no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do Turismo (Cadastur).

O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

O projeto irá acontecer a partir de setembro, através de parcerias com organizações, como: Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e Espírito Santo Convention & Visitors Bureau.

A gerente de Gestão e Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Márcia Abrahão, explica como o trabalho será realizado. "Estaremos com pessoas na rua, apresentando diretamente a ferramenta aos prestadores de serviços e às entidades representativas, com objetivo de divulgar os benefícios do programa, obtendo a participação desses públicos", alerta Márcia.

Conforme disposto na Lei do Turismo, criada em setembro de 2008, o cadastro tornou-se obrigatório e contempla os prestadores de serviços turísticos. Hoje, no Estado, são 727 órgãos cadastrados, como: agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras, guias de turismo, locadoras de veículos, restaurantes, entre outros.

Como se cadastrar

O cadastro pode ser executado pelo site http://www.cadastur.turismo.gov.br/ , e após a sua realização, a empresa ou prestador de serviço deve apresentar na Setur os documentos solicitados, aguardar a análise e, posteriormente, a homologação do cadastro junto ao Ministério do Turismo. O cadastro é gratuito e tem validade de dois anos.

História do Cadastur


O Brasil é uma terra de muitas culturas, crenças e povos. Uma nação multicolorida, divertida e com diversos lugares maravilhosos para se conhecer, o que torna cada visita uma experiência única e enriquecedora. Para que esse universo de maravilhas não perca o brilho, é necessária uma prestação de serviços confiável e de qualidade. Pensando nisso, o Ministério do Turismo criou o Cadastur, um sistema online de cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Bacharéis e Guias de Turismo. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. A partir da Lei do MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Karoline Campolim
Tel: (27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard