27/06/2013 06h36 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

Setur se articula para captação de recursos do Prodetur junto ao BID

foto: Asscom/Setur-ES
A reunião apresentou aas metas que estão sendo trabalhadas visando a inclusão de projetos turísticos da Região Metropolitana no Prodetur.


A Secretaria de Estado Turismo (Setur) realizou, nesta quarta-feira (26), uma reunião com representantes dos municípios de Vila Velha, Vitória, Serra, Fundão e Cariacica com o objetivo de apresentar as metas que estão sendo trabalhadas visando a inclusão de projetos turísticos no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo, que prevê a captação de recursos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No decorrer da implantação do programa as ações serão desenvolvidas no polo da Região Metropolitana da Grande Vitória e as principais intervenções estarão localizadas na Ilha das Caieiras (Vitória), Lagoa Juara e Nova Almeida (Serra), Praia Grande (Fundão) e Barra do Jucu e Prainha (Vila Velha).

Sob a coordenação da especialista líder em turismo Adela Moreda Mora, o especialista líder em recursos naturais Joseph Cristofer Milewski, o economista Juan José Miranda, e a especialista em meio ambiente Denise Urias Levy, realizaram uma missão no Estado, entre os dias 10 e 14 de junho, com o objetivo de revisar todo o avanço na preparação do Espírito Santo para receber os investimentos do Prodetur.

Eles também passaram orientações para formalizar o contrato que deve girar em torno de US$ 80 milhões de investimentos no setor do turismo. Entre as exigências para a liberação dos recursos está a comprovação de que o local é um bom atrativo turístico, mas que beneficie a população local.

foto: Asscom/Setur-ES
Os representantes dos municípios vão trabalhar junto com a Setur para formatar um documento que será encaminhado ao BID.
Grupo de Trabalho

Para isso, será necessário formatar um documento priorizando a população atingida. Um grupo de trabalho com os representantes dos municípios foi formado para desenvolver as ações e dar sequência aos estudos junto com a Setur.

O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos ressalta a importância da implantação do Prodetur na Região Metropolitana. "Esse é um grande passo para o desenvolvimento do turismo no Espírito Santo. A captação desses recursos junto ao BID é fundamental para a realização de projetos prioritários para ações focadas na sustentabilidade e para o fortalecimento da nossa infraestrutura turística".

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard