24/10/2014 09h00 - Atualizado em 28/01/2016 08h46

Simpósio aborda sobre o turismo de observação de aves na região serrana do ES

foto: Asscom/Setur
Participantes do simposio - o auditório estava cheio


Na tarde desta terça-feira (21) foi realizado o Simpósio Turismo de Observação de Aves na região serrana do Espírito Santo e sua Interface com a Conservação da Biodiversidade e a Geração de Renda. O evento foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) e teve o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O Simpósio foi realizado no auditório do Sebrae, no centro de Vitória.

O objetivo deste simpósio é discutir o estado atual do turismo da observação de aves na região serrana do Espírito Santo, seu potencial econômico, e como essa atividade pode alavancar estratégias de conservação da biodiversidade.

A abertura oficial do simpósio foi às 14 horas e teve a fala de algumas autoridades como a secretária de Estado do Turismo Diomedes Maria Caliman Berger, secretária de Meio Ambiente do Estado do Espírito Santo Diane Rangel, diretor do Sebrae Ruy Dias e o  diretor-presidente Save Brasil Pedro F. Develey.

Logo após, foi apresentada a palestra Proteção da Mata Atlântica na Região Serrana do Espírito Santo: Caetés - Propriedade para a conservação de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção pelo biólogo da Save Brasil Edson Ribeiro Luiz. 
Depois da palestra de Edson Ribeiro Luiz, foi mostrado pela sócio proprietária da Photo In Natura Tietta Pivatto o diagnóstico do potencial da observação de aves na região serrana do Espírito Santo e a percepção dos atores locais em relação à conservação ambiental.

Às 15 horas foi apresentado pela Heloisa Dias, representante da Biosfera da Mata Atlântica, o Complexo Pedra Azul/Forno Grande e sua candidatura a Sítio do Patrimônio Natural da Unesco. Após Heloisa, o guia e pesquisador de aves Gustavo Magnago ministrou a palestra Estada Atual da observação de aves no estado do Espírito Santo - o olhar do guia.

Após a palestra do pesquisador, teve um intervalo e logo em seguida, a gerente da Unidade de Atendimento ao Turismo, Artesanato e Cultura Renata Agostini Vescovi deu continuidade ao evento, falando sobre ações do Sebrae para fomento ao turismo para observação de aves e qualificação dos serviços do segmento. 

Para finalizar as apresentações de palestras, o representante da Avistar Brasil Guto Carvalho falou sobre o papel do Avistar na promoção da conservação das aves. No final, abriram para discussão geral e participação dos convidados. 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006                                                         
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 
imprensa@turismo.es.gov.br 
Luiza Medina - luiza.medina@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard