28/09/2015 06h12 - Atualizado em 28/01/2016 08h47

Subsecretária de Turismo é homenageada na 43º Abav

A subsecretária de Estado de Turismo Simone Modolo, foi homenageada com o Prêmio ABBTUR 2015 Mérito & Talento. Ela foi indicada pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR), por sua dedicação para desenvolver o turismo e assim fortalecer a profissão de turismólogo.

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no espaço da Vila do Saber, durante a 43º Abav - Expo Internacional de Turismo, no Anhembi, em São Paulo. O objetivo do prêmio é homenagear, reconhecer e valorizar os turismólogos do Brasil.

"Fico muito feliz por meu trabalho ter dados frutos positivos e ser reconhecido. Esse prêmio é um destaque importante para mim e para todos os profissionais do turismo. Espero que cada vez mais tenhamos profissionais qualificados e dedicados no ramo", comemorou Simone.

O prêmio

Em comemoração ao Dia Nacional do Bacharel em Turismo, celebrado em  27 de setembro, a ABBTUR Nacional instituiu uma premiação de destaque como forma de valorizar, promover e reconhecer anualmente 10 turismólogos.

Profissionais que atuam com responsabilidade e destaque nas mais diversas atividades turísticas, nas áreas do agenciamento turístico, hotelaria, eventos, transporte turísticos, empreendedorismo, gestão pública, consultoria, entre outras, são homenageadas.

Anualmente a ABBTUR convida um município para ser o patrono dessa premiação. Esse município deverá ter como gestor público um turismólogo e que poderá usar esse convite para divulgar seu destino. Em 2015, Garibaldi, no Rio Grande do Sul, foi o patrono do Prêmio ABBTUR 2015 Mérito & Talento.

Em 2016 o Espírito Santo será o patrono do prêmio. A escolha foi anunciada por Simone Modulo durante a premiação de 2015. "É uma boa oportunidade de destacar e divulgar o Espírito Santo para os profissionais do turismo", explicou Simone.

Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do turismólogo

No próximo domingo (27) é comemorado o Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo. O Dia Mundial do Turismo foi estabelecido em setembro de 1979, durante a terceira conferência da Assembléia Geral da OMT, em Torremolinos (Espanha).

A OMT classifica turismo como "atividade que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros".  Já o turista é o sujeito que faz essa movimentação, ou seja, a pessoa que se desloca para um lugar diferente de onde reside ou trabalha.

Dados da organização mostram que mundialmente o turismo e a atividade turística correspondem a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, chegando a movimentar US$ 3,4 trilhões. Essa movimentação gera crescimento em importantes setores da economia, com a criação de emprego e renda, com grande impacto social, político e cultural nas regiões.

No Brasil, a atividade movimenta a economia de várias cidades e regiões com uma grande diversidade de segmentos: sol e praia; eventos culturais e religiosos, esportes e aventura, ecológico, entre outros.

O Dia Nacional do Turismólogo foi instituído em janeiro de 2012 e é comemorado desde setembro daquele ano.

Com importantes funções profissionais, cabe ao Turismólogo elaborar políticas de Turismo municipais, estaduais, nacionais, internacionais, transregionais e transnacionais, além do planejamento do espaço turístico; análise e criação de planos para o desenvolvimento turístico de forma consciente, respeitando os fatores sociais, culturais e econômicos presentes em cada região.

Ao Turismólogo também cabe executar e coordenar trabalhos técnicos, estudos, pesquisas e projetos em diferentes áreas do turismo; orientar trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas que tem potencial para o turismo; implantar atividades de lazer para o público em geral; estruturar a orientação em projetos de treinamento e/ou aperfeiçoamento de pessoal, em nível técnico ou de prestação de serviços, além de planejar e organizar eventos e viagens.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

imprensaturismoes@gmail.com