16/08/2012 14h47 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Tapioca gigante e banda Casaca em festa no interior de Anchieta

foto: Prefeitura de Anchieta.
Todos os pratos são a base de aipim.

Uma ótima opção de lazer para turistas capixabas e de outros estados neste final de semana é a 2ª edição do Sabores da Tapioca, que será realizado neste domingo (19), na comunidade de Simpatia, no interior de Anchieta. O objetivo é dar visibilidade à mandioca ou aipim, produto encontrado com fartura  na região. O evento terá diversas atividades culturais, shows, além da diversidade de pratos, preparados com os costumes herdados dos descendentes indígenas e italianos que povoaram a localidade.

Os moradores da comunidade vêm reafirmando sua tradição agrícola com base na produção do aipim, que tem influência em sua culinária. Da expressiva produção local do tubérculo, derivaram alguns sabores da gastronomia, e a tapioca é o grande destaque.

Na festa serão apresentadas danças, moda de viola, além de haver comercialização de pratos como bolinhos de aipim e porção de carne com aipim, doces caseiros, bebidas e um delicioso almoço, composto por carne seca com feijão, farinha e couve.

foto: Prefeitura de Anchieta
Uma tapioca gigante será distribuída aos participantes da festa.

O evento também contará com um atrativo peculiar: a comunidade construirá um quitungo - local de produção de farinha -, onde será feita uma tapioca gigante e que será servida ao público. Também haverá venda de flores tropicais.

Além disso, no local será criada uma vendinha para a comunidade comercializar farinha, raiz de aipim e abóbora dentre outros. Haverá ainda exposição de "coisas da roça".  O município de Anchieta é fortemente marcado pela presença indígena, e a utilização da mandioca ou aipim está presente no dia a dia da cozinha local.

A comunidade de Simpatia é reconhecida pela sua culinária; o tempero guarda o sabor da comida caseira e já atrai visitantes aos finais de semana para saborear a famosa "galinhada de Solange" e as tapiocas com vários sabores, servidos na Casa da Tapioca.

Programação:

Domingo - 18/08
12h - Chegada da cavalgada de tropeiros
13h - Apresentação dos violeiros "Ney e Amarildo"
15h - Apresentação da dança da Tapioca
15h30min - Apresentação da dança do Carimbó
16h - Confecção da Tapioca Gigante
18h - Banda Casaca
20h - Apresentação da dupla "Fernando e Reginaldo"

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br