03/07/2014 14h48 - Atualizado em 28/01/2016 08h42

Travessia Highline Cinco Pontões segue até domingo (06) em Itaguaçu

foto: Divulgação
A pedra dos Cinco Pontões é uma das maiores belezas naturais do Espírito Santo.

Visando estimular o turismo de aventura na região, segue até domingo (06) a programação da 2ª Travessia Highline Cinco Pontões, promovida pela Prefeitura Municipal de Itaguaçu. O highline é uma variação do slackline (corda bamba), mas que é praticado nas alturas. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo (Setur) na divulgação.

A travessia teve início na última quarta-feira (02) e conta com a participação dos atletas que se destacam neste esporte: o capixaba Caio Afeto e o mineiro Gustavo Fontes. No sábado (05), serão realizadas palestras e demonstrações dos vídeos na Praça Dr. Demócrates Frizzera Coelho, no Centro de Itaguaçu, às 20 horas. Já no domingo (06), no mesmo local, haverá demonstração de slackline, às 09 horas.

O slackiline (corda bamba) é praticado em uma fita elástica esticada, que permite fazer manobras. Uma de suas variações é o highline, praticado em grandes alturas em montanhas e pontes. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessária a utilização de equipamentos de segurança. Além do preparo físico e concentração, o controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina.

Cinco Pontões

Localizada na divisa entre os municípios de Itaguaçu e Laranja da Terra, Região Serrana do Estado, a pedra dos Cinco Pontões é uma das maiores belezas naturais do Espírito Santo. Esta exuberante formação rochosa se destaca como uma das mais bonitas do território capixaba.

O rochedo impressiona por sua imponência, com suas cinco imensas "agulhas de pedra". O local reúne fascinantes histórias dos povos jesuítas e índios que por lá habitaram, deixando para traz ouro e riquezas guardadas durante séculos aos pés deste imenso maciço.

A ponta mais alta da pedra atinge 500 metros de altitude e cada uma das cinco possui pelo menos uma via de acesso.

Turismo de aventura

Em julho do ano passado, o lugar foi escolhido por um grupo de praticantes do highline para ser palco da primeira travessia. Na primeira aventura, o capixaba Caio Salomão foi o autor da proeza.

Foram 4 minutos e 20 segundos para percorrer os 46 metros que separavam o pontão maior e o segundo pontão, preso à fita onde se equilibrava pela cintura por um cinto de segurança. Foram 4m20 de adrenalina e medo, num highline de 400 metros de altura, o mais difícil do Estado.

Recentemente, os Cinco Pontões recebeu alguns eventos esportivos - etapas da competição de ciclismo Survivor Trip Trail (2009 e 2010) e Ultramaratona. Rapel, escalada, trilha, ciclismo, o belo visual do vale serpenteado pelo Rio Guandu, os mistérios e lendas que rodeiam a região, despertam a curiosidade, atraem os turistas e apresentam para o Espírito Santo e para o Brasil este grande potencial turístico.

- Assessoria de Comunicação da Setur
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308