15/03/2012 08h39 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Trem das Montanhas Capixabas recebe comitiva para visita técnica

foto: Asscom/Setur
A visita técnica serviu para estudar uma possível inclusão de apresentações de músicos no trem e das estações durante o Festival de Inverno.

Uma comitiva encabeçada pelo secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, autoridades políticas e diretores de entidades representativas do setor, realizou no dia 10 de fevereiro uma visita técnica para conhecer o Trem das Montanhas Capixabas. O objetivo é estudar alternativas para inserir o produto na programação do "XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins", que será realizado em julho de 2012. A idéia é realizar apresentações musicais ao longo do trajeto do trem e nas estações durante o período do festival.

Além de Alexandre Passos, da subsecretária Diomedes Berger e técnicos da Secretaria do Turismo (Setur), o Governo do Estado também estava representado pelo superintendente de Comunicação Ronaldo Carneiro, secretário de Planejamento Guilherme Pereira, e subsecretário de Cultura, Erlon Paschoal.

Também integraram comitiva, a prefeita de Viana Angela Maria Sias; o vice-prefeito de Domingos Martins Fábio Trarbach; o vice-prefeito de Marechal Floriano Tarcísio Borgo; o presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Valdeir Nunes;o diretor-Geral da Fames, a realizadora do Festival de Inverno, Edilson Barboza; e o representante da Multieventos, empresa organizadora do evento, Jorge Alencar.
foto: Asscom/Setur
O secretário Alexandre Passos deu as boas-vindas aos integrantes da comitiva.

Nas três estações onde o trem faz sua parada - Vale da Estação, Marechal Floriano e Araguaya - os integrantes da comitiva foram recepcionados por representantes da região, sanfoneiros e grupos folclóricos, numa clara demonstração da excelente receptividade e rica cultura local. Em Araguaya, o destaque foi para a alegre presença do comerciante e industrial aposentado, e ex-deputado estadual Gustavo José Wernesbach, do auge dos seus 102 anos, e para a apresentação de danças típicas italianas, com direito a degustação de deliciosos produtos do agroturismo.

"A viagem foi muito proveitosa e já temos algumas ideia de como utilizar o espaço das estações e do trem para apresentações dos músicos que participarem do Festival de Inverno. Além de ser um atrativo a mais e de dar visibilidade para o evento, isso ajuda na divulgação das cidades por onde o trem passa e da região como um todo", explica o secretário Alexandre Passos.
foto: Asscom/Setur
A comitiva foi recebida com festa nas estações.

O trem

Inaugurado em 2009, o Trem das Montanhas Capixabas é atualmente uma das mais importantes atrações turísticas do Espírito Santo. Com capacidade para até 56 passageiros, o trem passa pelas três principais cidades que integram a Rota do Mar e das Montanhas - Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano - em um percurso de 46 quilômetros.
O trem proporciona uma viagem que une a história e a cultura de pequenas cidades e belíssimas paisagens das montanhas capixabas. Inclui, ainda, como atrativos, a prática de ecoturismo e esportes radicais. Mais informações www.serraverdeexpress.com.br.

Serviço:
Onde comprar:
VITÓRIA
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 451, sala 1010 - Vitória-ES.
E-mail: vitoria@serraverdeexpress.com.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, de 9 às 18h30.

ESTAÇÃO DE VIANA
Endereço: Rua Coronel Vieira Pimentel, s/n - Centro - Viana-ES.
Horário de Atendimento: Aos sábados e domingos das 7h às 10h30.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Setur