01/03/2013 14h15 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

Turismo Religioso: caminhada de Alfredo Chaves até o Convento da Penha

Desta sexta-feira (01) até domingo (03), cerca de 100 romeiros de Alfredo Chaves irão participar da 13ª Romaria de São José do Quarto Território rumo ao Convento da Penha, em Vila Velha. Durante os três dias, serão percorridos 100 km a pé. A previsão de chegada ao Convento é às 9 horas do domingo.

A romaria teve origem na promessa de um morador da comunidade de Quarto Território e recebeu adesões de algumas pessoas da comunidade e hoje já se consolida como em um evento religioso de grande importância no município e região. Em seu primeiro ano, reuniu pouco mais de 30 pessoas, que caminharam de Alfredo Chaves  até o Convento da Penha, pernoitando em calçadas das cidades de Guarapari e Vila Velha.

Aos poucos o número de participantes foi crescendo e hoje a peregrinação reúne mais de 100 romeiros e conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Urbana de Vitória, da Polícia Militar de Guarapari, da Rodosol e de moradores das cidades por onde passam.

A peregrinação começa ao meio-dia, quando será realizada a "Missa de Envio na igreja de Quarto Território. De lá, os participantes seguem para a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na sede de Alfredo Chaves. Às 15h30min, os fiéis peregrinos irão receber uma benção do pároco Diego Carvalho. 

A partida em direção à BR-101 será às 16 horas, com chegada em Guarapari por volta das 23 horas. Já á chegada ao Convento da Penha está prevista para a manhã do domingo, onde será celebrada uma missa às 9 horas.
O participante da caminhada religiosa tem direito a água, frutas, camisa, boné, refeições (almoço e café da manhã) e carros de apoio.

Turismo religioso

O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é - juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico e o Turismo Místico e Esotérico - um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

Em julho de 2011 o Ministério do Turismo publicou a Portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia, gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos.  Neste sentido, a crescente popularização da Festa da Penha vem ao encontro das resoluções do Governo Federal e busca se inserir na rota do turismo religioso do País.

Segundo dados do MTur, anualmente são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas com finalidade religiosa no País. Além disso, o Brasil recebe por ano 25 mil turistas estrangeiros movidos pela fé. Resultados preliminares do mapeamento do Turismo Religioso brasileiro mostram que existem 344 municípios com oferta de Turismo Religioso. Destes, 177 possuem calendário de eventos religiosos. O levantamento identificou 96 produtos turísticos, prontos para comercialização, de Norte a Sul do país.

Serviço:

Programação:
SEXTA-FEIRA (01)
12h - Missa de envio na comunidade de Quarto Território
15h30min- Benção dos Romeiros - Matriz na Sede de Alfredo Chaves
16h - Saída da Igreja Matriz rumo à BR 101

SÁBADO (02)
12h - Missa em Guarapari - logo após, reinicio da caminhada com sentido a Vila Velha, bairro Jardim Colorado.

DIA 03 - DOMINGO
7h - Saída do bairro Jardim Colorado até o Convento da Penha
8h15min - chegada ao Convento
9h - Missa e após retorno para Alfredo Chaves.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard