07/07/2011 06h51 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Turismo religioso: Espírito Santo participa da 8ª ExpoCatólica

O Espírito Santo participa a partir desta quinta-feira (07) da 8ª ExpoCatólica - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Igrejas, Livrarias, Lojas e Artigos Religiosos. Considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina e um retrato da expansão do segmento no país, a feira será realizada de 7 a 10 de julho, no Pavilhão Verde do ExpoCenter Norte, em São Paulo. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) coordena a participação do Estado.

Essa será a primeira vez que o Espírto Santo participará do evento. A Setur foi contemplada com um estande de 12 metros quadrados e se articulou junto com os municípios que têm potencial para o segmento religioso e já possuem produtos turísticos formatados para apresentá-los no evento. Estarão presentes os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Ibiraçu, Castelo, Anchieta.

VITÓRIA - A capital capixaba, de onde têm início alguns dos principais roteiros religiosos, vai mostrar todo o seu potencial histórico-cultural. Além das belezas naturais da ilha, Vitória destacará suas igrejas e monumentos, como a Catedral Metropolitana, o Santuário e Basílica de Santo Antônio, a Igreja do Rosário e o Palácio Anchieta, entre outros.

foto: Tadeu Bianconi
Convento da Penha



VILA VELHA
- O município apresentará a Festa e o Convento da Penha, uma das maiores manifestações religiosas e um dos ícones do Espírito. Terceiro maior evento religioso do país, atrai fiéis de todas as partes do Brasil, sendo comemorado com romarias e missas no Convento. Criada em 1951 pelo arcebispo de Vitória, Dom João Batista da Motta e Albuquerque, a Romaria dos Homens surgiu como forma de estimular a participação masculina na Festa da Penha. Hoje, a  caminhada é a maior Romaria de Homens no Brasil.




 

foto: Sagrilo
Romaria dos Homens


SERRA - Outra manifestação religiosa muito popular, a Festa de São Benedito será levada como novidade para a feira. A manifestação na Serra é sem dúvida a mais movimentada e tradicional festa de puxada e fincada do mastro de São Benedito no Espírito Santo. O mastro, transportado num barco que leva o nome de Palermo, em homenagem à terra natal de São Benedito, segue em cortejo por diversas ruas da cidade, puxado pela multidão de fiéis ao som das batidas e cantorias das bandas de congo. O evento culmina à noite, com a fincada do mastro na praça em frente à igreja matriz da cidade, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.


foto: Prefeitura Municipal de Castelo
Corpus Christi


CASTELO - Outro destaque é a tradicional e igualmente importante festa de Corpus Christi, com a exposição dos famosos tapetes e passadeiras. A festa começou na década de 60 com a iniciativa da irmã Zuleide "Vicência", que com ajuda dos fiéis confeccionou um pequeno tapete com motivos geográficos junto ao altar em frente à Capela Nossa Senhora das Graças, da Santa Casa de Misericórdia. Hoje, na véspera da festa, os moradores passam a noite confeccionando os tapetes, à espera dos cerca de 85 mil turistas que prestigiam esta grande festa da fé.


ANCHIETA
- Os Passos de Anchieta, já está consolidado como o quarto desse tipo existente no mundo: os outros três são o Caminho  de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália. Além disso, está no município o Santuário Nossa Senhora da Assunção, que inclui a igreja - construção de 1579, feita pelo Padre Anchieta e pelos índios, com recifes e óleo de baleia, e um dos mais importantes marcos históricos da colonização do País - e pela antiga Casa de Anchieta.

foto: Prefeitura Municipal de Ibiraçu
Mosteiro Zen Budista




IBIRAÇU - Marcado por igrejas e capelas, além da beleza natural da Mata Atlântica, o circuito Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu, é voltado para a espiritualidade. O roteiro é totalmente sinalizado por placas, totens e marcos quilométricos. A peregrinação tem início na Paróquia São Marcos e termina no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde. É um percurso de 108 quilômetros entre montanhas, que pode durar de um a quatro dias, dependendo da forma como é feito (a pé, de bicicleta, moto ou a cavalo). Passa por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, igrejas e antigas estações ferroviárias. Ao todo, são 23 pontos de referência histórica, 21 capelas e igrejas, além do Santuário Diocesano e do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem.




foto: Prefeitura Municipal de Ibiraçu
 

Vocação capixaba

O Espírito Santo tem uma forte vocação para o turismo religioso. A religiosidade do povo capixaba é muito forte e se faz presente durante o ano todo. As manifestações católicas são responsáveis por grande parte da movimentação turística desse segmento no Estado.

São muitos os identificadores da religiosidade capixaba. Entre eles podemos destacar: a igreja Tirol, em Santa Leopoldina, construída por imigrantes suíços em 1898 em estilo neogótico; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no município de Alegre, feita de barro e madeira em 1851; a Igreja Nossa Senhora das Neves, construída em meados do século XVII, na Praia das Neves, em Presidente Kennedy; e a Igreja Nossa Senhora do Amparo, o principal marco histórico do município de Itapemirim, inaugurada em 1885.

Levando em conta a importância das manifestações atrativos religiosos para a movimentação de turistas no Espírito Santo, a Setur está incrementando ações para elaborar pesquisa e estudos de mapeamento deste segmento com o objetivo de melhorar a captação e recepção das pessoas que visitam o Estado.

A Setur faz parte do Grupo de Trabalho do Ministério do Turismo (MTur) que está mapeando esse segmento turístico no Brasil e também já firmou um convênio com o Sebrae-ES para realizar uma ampla pesquisa para traçar um perfil completo do turismo religioso no Estado.





Turismo religioso

O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é - juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico e o Turismo Místico e Esotérico - um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

Segundo dados do MTur, anualmente são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas com finalidade religiosa no país. Além disso, o Brasil recebe por ano 25 mil turistas estrangeiros movidos pela fé. Resultados preliminares do mapeamento do Turismo Religioso brasileiro mostram que existem 344 municípios com oferta de Turismo Religioso. Destes, 177 possuem calendário de eventos religiosos. O levantamento identificou 96 produtos turísticos, prontos para comercialização, de Norte a Sul do país.







Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard