13/03/2012 14h14 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Vila Pavão sedia encontro sobre Turismo Regional

foto: Asscom/PM de Vila Pavão
"Fazer turismo não é fácil, é preciso a participação de todos", afirma Alexandre Passos.

Na segunda-feira, 12, Vila Pavão foi palco de encontro para debate sobre Programas de Turismo da região denominada Pedras, Pão e Mel, que reuniu gestores dos municípios de Vila Pavão, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Boa Esperança.

A reunião, coordenada pelo secretário e subsecretária de Estado de Turismo, Alexandre Passos e Diomedes Berger, respectivamente, teve como objetivo discutir a reorganização e interiorização do turismo no Espírito Santo, objetivando construir uma Matriz de Acompanhamento de Programas, Projetos e Açoes para fortalecer a Política de Regionalização do Turismo, preparando as bases para os programas de qualificação profissional, visando um desenvolvimento econômico dos municípios.

A regionalização do turismo propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no País e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo (PNT). É, dessa forma, um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões como estratégia orientadora dos demais macroprogramas, programas e ações do PNT.

"Fazer turismo não é fácil, é preciso a participação de todos. Apesar de toda beleza, esta região não conseguiu potencializar o desenvolvimento turístico. É uma região com boa estrutura e precisa divulgar sua potencialização, que será o papel do Estado neste processo. Se os setores das prefeituras envolvidas conseguirem se articular, podem realizar turismo regionalizado, para movimentar a economia local de cada município. Nós, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, queremos ajudar na elaboração de projetos e captação de recursos, criação de Conselhos e toda parte burocrática, além de projetos de sinalização e oferta de oficinas, por meio do Sebrae ", disse o secretário de Estado, Alexandre Passos.

Os secretários municipais de Cultura de Vila Pavão e Nova Venécia, Jorge Kuster Jacob e Otamir Carloni, respectivamente, ratificaram sobre a importância de cursos de qualificação profissional e uma radiografia de tudo o que é necessário para um bom atendimento aos turistas. "Precisamos fazer um trabalho de comprometimento da visibilidade da região, mas para isso acontecer é necessário a participação de todos. Não basta fazer os levantamentos das potencialidades e necessidades, todos os setores dos municípios precisam estar engajados no projeto para o turismo acontecer", enfatizou Carloni, coordenador regional do Programa.

Mais informações:
Irineu Luiz Zotelle - 9775.7571