22/05/2012 15h27 - Atualizado em 27/01/2016 15h51

Vila Velha comemora 477 anos nesta quarta-feira (23)

foto: Tadeu Bianconi
Vila Velha é um dos destinos mais procurados pelos turistas por sua riqueza natural e diversidade histórica.


Nesta quarta-feira (23) os capixabas comemoram a Colonização do Solo Espírito-Santense e os 477 anos do município de Vila Velha. Uma das mais procuradas pelos turistas que visitam o Espírito Santo, a cidade, que já foi capital, é a mais populosa e mais antiga do Estado, preservando sua história, contada pelos vários monumentos e belezas naturais.

As comemorações na Semana do Solo Espírito-Santense começam nesta terça-feira (22) e seguem até domingo (27). A programação conta com o desfile escolar na quarta-feira, corrida e shows com artistas nacionais no Sítio Histórico da Prainha.

Uma das novidades na comemoração deste ano é a exposição do antigo bondinho que circulava pela Grande Vitória nas primeiras décadas do século passado. O bonde ficará exposto na Casa da Memória, na Prainha. A Prefeitura Municipal de Vila Velha, em parceria com a Vale, planeja reativar o bondinho. "A ideia é restaurar o bonde para que possa voltar a circular pela cidade em breve", afirmou o subsecretário municipal de Turismo José Antônio Caliman.

Nesta terça-feira (22) foi realizada a Transposição do Fogo Simbólico da Capital, Vitória, para Vila Velha. Amanhã, durante uma cerimônia haverá a passagem simbólica da capital do Estado, para o berço da colonização capixaba, assim, o município canela-verde passa a ser novamente a capital do Estado por um dia.

História
Quando Vasco Fernandes Coutinho chegou ao Espírito Santo, em 1535, aportou na região hoje conhecida como Prainha, em Vila Velha. O município foi sede da capitania até 1549, quando o título foi transferido para Vitória. Em 1750, Vila Velha foi considerada um distrito e, em 1890 conquistou o título de município. O início do desenvolvimento da cidade foi marcado pela chegada da luz elétrica em 1910, da água encanada e do bonde em 1912.

Turismo
O município de Vila Velha está inserido na Rota do Sol e da Moqueca, caracterizada pelas belas praias, tradições folclóricas e gastronomia única, com pratos à base de frutos do mar. Ideal para aqueles que apreciam turismo náutico, religioso e histórico.

Convento da Penha: um dos ícones do Espírito Santo, é um santuário construído pelos escravos em 1558 no alto de um grande rochedo. De lá é possível ter uma linda vista da baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

Fábrica de Chocolates Garoto: fundada pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, é a maior unidade industrial de fabricação de chocolates da América Latina. Os turistas podem agendar visitas e conhecer a refinaria, as embrulhadeiras de bombons, a área de produção e o Centro de Documentação e Memória.
Praia da Costa, Itapoã e Itaparica: compõem uma orla contínua e ficam apenas a três quilômetros do Centro. Em alguns pontos têm águas calmas, em outros, ondas fortes e areia fofa.

Museu Vale: antiga Estação Pedro Nolasco, construída em 1927, reúne um rico acervo que retrata parte da história das ferrovias do Brasil, com a velha Maria Fumaça, o vagão de madeira, o trole, o telégrafo e o quepe do agente, além de muitas fotografias.

Morro do Moreno: com uma vasta flora da Mata Atlântica, o Morro do Moreno possui 274 metros de altitude, muito visitado por pessoas que buscam uma caminhada ao ar livre por suas trilhas e por esportes de aventura como praticantes de rapel e voô livre.

Programação:
22 de maio
15h - Início da cerimônia de Transposição do Fogo Simbólico da Capital para Vila Velha.
Local de saída: Palácio Anchieta.
Chegada: Praça Almirante Tamandaré, Prainha, às 17h
20h - Apresentação da Orquestra da Fames no Colégio Marista

23 de maio
9h - Desfile Escolar na Av. Jerônimo Monteiro, Centro.
20h - Show de Leley do Cavaco
22h - Show de César Menotti e Fabiano

24 de maio
20h - Show de Full Time
22h - Show de Pele Morena

25 de maio
20h - Show de Java Roots
22h - Show de Rodrigo Balla

26 de maio
19h - Proclamação do Evangelho

27 de maio
Show pela Vida com Dudu Nobre, Bruno e Marrone e outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora): imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Luma Poletti: (luma.dutra@turismo.es.gov.br)
Thais Tononi (thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard