06/09/2012 08h21 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Vitória comemora 461 anos com programação diversificada

foto: Tadeu Bianconi/PV
Os moradores da cidade e demais apaixonados pela capital do Espírito Santo festejam a modernidade, a qualidade de vida e o crescimento econômico.


Vitória comemora seus 461 anos em alto estilo, com uma intensa programação cultural, que inclui desde mariscada na Ilha das Caieiras, apresentações de grupos e cantores capixabas e até shows com Fábio Junior e a cantora Céu. A festa se estende até o dia 28.

Os moradores da cidade e demais apaixonados pela capital do Espírito Santo festejam a modernidade, a qualidade de vida e o crescimento econômico. A segunda capital mais antiga do País está cada vez mais bonita e preparada para o futuro.

História
Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 105 quilômetros quadrados. As paisagens da cidade encantam a quem chega, quer seja de avião, navio ou por  via terrestre. Seis pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente, cidade que surgiu no dia 8 de setembro de 1551, então Ilha de Guaananira ou Ilha do Mel, nome dado pelos povos indígenas que viviam aqui.

A capital do Espírito Santo, com 330.526 habitantes conforme a estimativa de população do IBGE (2011), é o centro da Região Metropolitana da Grande Vitória, que congrega mais seis municípios - Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana -, totalizando uma população estimada em 1,6 milhão. Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do País. Limita-se ao Norte com o município da Serra, ao Sul com Vila Velha, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o município de Cariacica.

Circundado pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.
A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável (distinguindo-se de outras cidades do Brasil, Vitória cresce mais que o índice médio brasileiro), sendo um destino turístico em ascensão. A cidade possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se a realização de esportes náuticos. Além disso, Vitória vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.

Em Vitória, o turista conta com um moderno centro comercial, hotéis e centros de eventos, além de bares e restaurantes. Durante o verão, a paisagem da cidade é alterada com a presença dos transatlânticos atracados no Porto de Vitória. O terminal está localizado no Centro da cidade.

Nossas vitórias

- Vitória é o terceiro município mais rico do País. Entre as capitais, a cidade está em segundo lugar, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que identificou as cidades com maior percentual de pessoas pertencentes às classes A e B.

- É a primeira capital com infraestrutura para ter 100% de esgoto tratado.

- Vitória é a quarta capital mais digital do Brasil. Ranking divulgado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e Tecnologia da Informação (CPqD).

- É a 3ª capital e o 4º melhor município para fazer carreira. Pela quarta vez consecutiva, Vitória foi destaque na Pesquisa 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira Revista Você S/A.

- Vitória é a cidade capixaba com maior índice de investimentos (Anuário Finanças dos Municípios Capixabas). O montante representa 17% de toda a sua receita.

Programação:

- Mariscada na Ilha das Caieiras
07/09, a partir das 12 horas: Vera da Matta; Cinco Dois Dois; JJ (teatro infantil); Zezé da Ilha; Forró Comichão.
08/09, a partir das 12 horas: Dorkas Nunes; Mudando de Conversa; JJ (teatro infantil); Só Muleque; Xiru do Sul.

- Jazz e Chorinho na Praia do Canto
07/09, a partir das 18 horas: Samba Choro; Cinco a Sax; Edu Rosa; Amélia Barreto; Carne de Gato; Duo Sciotti.

- Teatro no Centro Cultural Carmélia
07, 08 e 09/09, às 20 horas: Espetáculo "Na Carrêra do Divino"

- Parabéns no Parque Moscoso
08/09, às 10 horas

- Música na Praia de Camburi

08/09, a partir das 19 horas: Daniel Caon; Java Roots; Fábio Jr.

- Exposição no Casarão Cerqueira Lima
12/09, às 19 horas: Abertura da exposição "Resistência e Permanência", de André Magnago

- Porto MPB - Música Popular Brasileira na Estação Porto
13/09, a partir das 20 horas: Kátia Rocha e Zé Renato (RJ).

- Femusquim - Festival de Música de Butequim
14 e 15/09, a partir das 19h30: Apresentações musicais no campo de futebol da Comunidade dos Alagoanos

- Concerto no Parque Municipal Pedra da Cebola

16/09, a partir das 19 horas: Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) e participação especial do maestro Isaac Karabtchevsky.

- Exposição no Memorial da Paz
20/09, às 19 horas: Abertura da exposição "Looks do Carnaval".

- Exposição Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio"
27/09, às 19 horas: Abertura da exposição "Ponto de Memória"

- Novíssima - a nova Música Popular Brasileira na Estação Porto

28/09, às 20 horas: Show com a cantora Céu.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard