08/09/2014 07h42 - Atualizado em 28/01/2016 08h43

Vitória comemora 463 anos com programação diversificada

foto: Tadeu Bianconi/PMV
Os moradores da cidade e demais apaixonados pela capital do Espírito Santo festejam a modernidade, a qualidade de vida e o crescimento econômico.

Vitória comemora seus 463 anos e o mês de setembro será de muitas comemorações em alto estilo, com uma intensa programação cultural, que inclui desde mariscada na Ilha das Caieiras, atividades esportivas e apresentações de grupos e cantores capixabas e nacionais.

Os moradores da cidade e demais apaixonados pela capital do Espírito Santo festejam a modernidade, a qualidade de vida e o crescimento econômico. A terceira capital mais antiga do País está cada vez mais bonita e preparada para o futuro.

Festival Mariscada

Os festejos começam com o Festival Mariscada, que acontece domingo (7) e segunda (8) na Ilha das Caieiras, bairro tradicionalmente conhecido pelo manguezal e por suas desfiadeiras de siri. O evento reunirá o melhor da culinária com frutos do mar e muita música. Neste sábado (6), barraquinhas já estarão instaladas no local para servir as delícias.

A finalíssima da Copa Vitória de Futebol de Campo das Comunidades será realizada neste domingo (7), no Salvador Costa, a partir das 10 horas. Cruz Azul e Maria Ortiz vão disputar o título.

O tradicional "parabéns" para a cidade de Vitória será no Parque Moscoso, na segunda (8), com apresentações teatrais e de dança. Dois mil pedaços de bolo serão distribuídos.

Viradão Vitória

foto: Arquivo CDV/PMV
Programações culturais também vão agitar a cidade.


Vitória recebe nos dias 13 e 14 de setembro seu primeiro Viradão Vitória, com 24 horas de programação diversificada, percorrendo todo o corredor cultural do Centro: Rua Barão de Monjardim, Casa Porto, Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, Museu de Artes do Espírito Santo, Theatro Carlos Gomes, Rua Sete de Setembro, Avenida Beira-Mar e Praça Oito.

Comenda Maurício de Oliveira

Maior título honorífico da cidade de Vitória, a Comenda Maurício de Oliveira foi instituída para homenagear os cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura na capital.

A entrega será no dia 19 de setembro, no Theatro Carlos Gomes, a partir das 18 horas. Confira os homenageados: Lenira Borges (Dança); Attílio Colnago (Artes Plásticas); Neusa Mendes (Artes Plásticas); Ednardo Pinheiro (Teatro); Ailton Borges/ Ailton do Bandolim; Branca Santos Neves (Teatro/Dança); Paulo de Paula (Teatro); Gilbert Chaudanne (Artes Plásticas); Iannis Zavoudakis (Grego) - (Escultura); Afonso Abreu (Música). Também haverá duas homenagens post mortem: Jaceguay Monteiro Lins (Música); Miguel Marvilla (Literatura).

Aniversário do bairro São Pedro

A festa de aniversário do bairro São Pedro faz parte da programação dos 463 anos de Vitória. Barraquinhas com comidas e bebidas, além de uma série de shows musicais fazem parte do evento, que acontecerá nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, na Praça Dom João Batista.

História

Vitória é formada por um arquipélago composto por 33 ilhas e por uma porção continental, totalizando 105 quilômetros quadrados. As paisagens da cidade encantam a quem chega, quer seja de avião, navio ou por via terrestre. Pontes interligam a Ilha de Vitória ao continente. A cidade surgiu no dia 8 de setembro de 1551, então Ilha de Guaananira ou Ilha do Mel, nome dado pelos povos indígenas que viviam aqui.

foto: Tadeu Bianconi
Vitória é também conhecida como Ilha do Mel.
A capital do Espírito Santo, com 348.265 habitantes conforme a estimativa de população do IBGE (2013), é o centro da Região Metropolitana da Grande Vitória, que congrega mais seis municípios - Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vila Velha e Viana -, totalizando uma população estimada em 1,6 milhão. 

Está localizada estrategicamente na Região Sudeste, próxima dos grandes centros urbanos do País. Limita-se ao Norte com o município da Serra, ao Sul com Vila Velha, a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com o município de Cariacica.
Circundado pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.

A cidade é singular por suas belezas naturais, seus grupos culturais tradicionais, seu crescimento notável (distinguindo-se de outras cidades do Brasil, Vitória cresce mais que o índice médio brasileiro), sendo um destino turístico em ascensão. A cidade possui um espaço territorial propício para eventos e negócios, destacando-se a realização de esportes náuticos. Além disso, Vitória vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados.

Em Vitória, o turista conta com um moderno centro comercial, hotéis e centros de eventos, além de bares e restaurantes. Durante o verão, a paisagem da cidade é alterada com a presença dos transatlânticos atracados no Porto de Vitória. O terminal está localizado no Centro da cidade.

Nossas vitórias

- Vitória é o terceiro município mais rico do País. Entre as capitais, a cidade está em segundo lugar, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que identificou as cidades com maior percentual de pessoas pertencentes às classes A e B.

- Vitória tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Espírito Santo, o segundo melhor entre as capitais brasileiras e o 4º entre os mais de 5.570 municípios do país.

- É a primeira capital com infraestrutura para ter 100% de esgoto tratado.

- Vitória é a quarta capital mais digital do Brasil. Ranking divulgado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações e Tecnologia da Informação (CPqD).

- É a 3ª capital e o 4º melhor município para fazer carreira. Pela quarta vez consecutiva, Vitória foi destaque na Pesquisa 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira Revista Você S/A.

 - O Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) apontou Vitória como a sexta melhor cidade do País entre 298 municípios que participaram do levantamento. A pesquisa foi feita pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Observatório das Metrópoles com base nos dados do Censo Demográfico de 2010 e levou em consideração cinco quesitos: mobilidade (tempo casa-trabalho), condições ambientais, condições habitacionais, serviços coletivos e infraestrutura.

Programação:

 - Festival de Mariscada - Ilha das Caieiras
Domingo (7) - 12 às 13h30 - Wendell e Eric; 14 às 15h30 - Os Jotas.
Segunda (8) - 12 às 13h30 - Cris Monteiro; 14 às 15h30 - Xiru do Sul.

- Finalíssima da Copa Vitória - Salvador Costa
Domingo (07) - 10 horas - Cruz Azul X Maria Ortiz 

- Parabéns para Vitória - Parque Moscoso
Segunda (8) - Distribuição de 2 mil pedaços de bolo.
09h - Apresentação do projeto "Cajun, dança que Vitória dança"
11h - "Parabéns pra Vitória!"

- Viradão Vitória - 13 e 14/09 - Rua Sete de Setembro
Confira a programação completa: http://sistemas6.vitoria.es.gov.br/diario/arquivos/20140903_viradao_vitoria_programacao.pdf

- Aniversário do bairro São Pedro - Barraquinhas com comidas e bebidas - Praça Dom João Batista
26/09 - a partir das 18h - Cajun de Santo André: Grupo Opção; Du Avesso; Gargantas de Ouro
27/09 - a partir das 20h - Sidreira; Destak; Gustavo Lins
28/09 - a partir das 18h - Circuito Cultural - Diego e Thiago; Os Amarantes
29/09 - a partir das 18h - Dia religioso

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006                                                         
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 
imprensa@turismo.es.gov.br 
Luiza Medina - luiza.medina@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br 
Twitter: @turismo_es
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard