26/07/2011 07h04 - Atualizado em
27/01/2016 15h44
6º Salão do Turismo traz balanço positivo para o Espírito Santo
O 6º Salão do Turismo promovido pelo Ministério do Turismo na semana passada, em São Paulo, trouxe resultados positivos para o Espírito Santo.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) foi a responsável por toda organização, apresentação dos produtos turísticos junto com os municípios que compõem as rotas e as regiões, e pelas novidades dos segmentos náutico, religioso, LGBT, ecoturismo e turismo de aventura desenvolvidos no ES.
As ações promovidas já rendem bons frutos. A primeira participação do Estado numa feira totalmente voltada para o segmento religioso no país, a Expocatólica, realizada uma semana antes do evento do MTur, mostrou ainda mais a força do setor para o turismo capixaba.
Expotur
Durante o Salão do Turismo, alguns importantes acordos foram firmados. O vice-governador Givaldo Vieira e o secretário de Turismo Alexandre Passos conseguiram uma reunião com o do Ministro do Turismo Pedro Novais, onde ficou definido o apoio do MTur ao 7º Salão do Turismo e 2º Salão do Artesanato do Espírito Santo - Expotur.
O evento que acontecerá entre os dias 23 a 25 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória, tem a perspectiva de receber 13 mil pessoas e faturar R$ 11 milhões em negócios turísticos durante os três dias de feira. O ministro elogiou o projeto e ressaltou a importância de eventos que sigam as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil, e ajudem na promoção e comercialização dos roteiros turísticos.
Em outra reunião que contou com a presença de várias autoridades do setor turístico do Sudeste, entre eles os secretários de Turismo do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, ficou acertada a iniciativa de promover ações integradas e regionalizadas para a Macrorregião.
O primeiro projeto a ser implantado será o Cruzeiro Rodoviário, ação que consiste em incentivar o uso do ônibus para que o turista conheça todos os estados do Sudeste, com apoio do MTur.
ES na Copa do Mundo
No espaço Vitrine Brasil, foram apresentados produtos do artesanato, agroturismo, manifestações culturais e gastronomia capixabas, além do espaço Saber Fazer, onde os artesãos mostraram e ensinaram suas habilidades manuais (artesanato em argila e madeira, entre eles tambores e a casaca).
Os produtos do agroturismo atraíram a atenção de chefes de cozinha e devem integrar o cardápio oficial da Copa do Mundo. O socol, a pasta de pimenta e a geléia de pimenta, todos produzidos em Venda Nova, fizeram a cabeça dos especialistas que prometeram levar os produtos para o mundial de futebol.
Com a proximidade dos eventos esportivos que movimentarão o Brasil, o Estado aproveitou o Salão do Turismo para fomentar o projeto de qualificação Bem Receber Copa. As oficinas que começam a funcionar entre setembro e outubro têm a parceria do Sindibares-ES e visam formar um receptivo cada vez mais capacitado no Espírito Santo.
Bons negócios
Representantes da Setur, do Sebrae-ES e do setor privado estiveram em mesas de negócios, que visavam fomentar o turismo náutico, religioso e LGBT, modalidades de turismo valorizadas pelo Ministério do Turismo (MTur).
A participação no Salão gerou bom frutos para os empresários e agentes de viagem do Estado capixabas, que se uniram e fecharam pacotes com alguns grupos destes segmentos, que visitarão o Estado nos próximos meses.
Aventura Segura
No contexto do turismo de aventura, as ações foram de impacto praticamente imediato. A Setur em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) realizou na última quarta-feira (20), o Seminário de Sensibilização do Aventura Segura e colocou o Governo do Espírito Santo como pioneiro em investimento na certificação das 12 empresas que participam do programa.
O programa Aventura Segura é promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) com o apoio do Ministério do Turismo (MTur). Além da qualificação, o Governo do Estado é o primeiro no País a investir também na certificação das 12 empresas que participam do programa.
O projeto já formou 4.838 pessoas em nível nacional, nos cursos à distância e presenciais de Gestão Empresarial; Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor; Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para voluntários do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento.
Com essa iniciativa o Espírito Santo entra de vez no roteiro de turismo de aventura e ecoturismo e passa a planejar soluções para acessibilidade, sustentabilidade e campanhas de consumo consciente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Texto: Mateus Cordeiro
(27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo