01/10/2015 12h41 - Atualizado em 28/01/2016 08h47

Aracruz é a dica da Setur para o fim de semana

A primavera começou com jeitinho de verão. Que tal aproveitar o final de semana, o sol, pegar a estrada e conhecer as belas praias do município de Aracruz? A cidade, que faz parte da Rota do Verde e das Águas, oferece aos capixabas e turistas ótimas opções de lazer, além de belas paisagens, de tirar o fôlego.

Coqueiral, Santa Cruz, Barra do Sahy e Praia dos Padres são as principais praias do município e se destacam pelas formações de rochosas e a água cristalina, que favorece a prática do mergulho e da pesca esportiva, além de proporcionar um ambiente tranquilo para quem quer descansar. Uma ótima dica para os visitantes é o passeio de escuna pelo Rio Piraqueaçu. Durante o percurso, há uma parada em um bar flutuante, onde é possível se banhar nas águas calmas do rio.

O manguezal da região é o quinto maior da América do Sul, onde é possível observar a diversidade da fauna e das espécies oceânicas. Aracruz também possui as reservas ecológicas dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.

Em Taquaral, a 6 km da sede do município, localizado no Morro do Pelado, no alto da pedra existe uma igreja na qual cabem apenas cinco pessoas. O acesso ao local pode ser feito de carro até o pé do morro. Depois é preciso se aventurar a pé por um caminho rústico e íngreme. Do alto do morro é possível ver o relevo e o vale de Aracruz, além de ter uma visão panorâmica do mar, com um intenso contato com a natureza. A Igreja foi construída em 1931 por Euvaldo Soares Souza conhecido como Osvaldo Baiano, em cumprimento à promessa feita a Nossa Senhora de Monte Serrat.

Cultura indígena capixaba

Outro atrativo da cidade são as aldeias indígenas, que ainda mantém características como a língua, a religião, o artesanato e suas manifestações culturais.  O município de Aracruz é o único do Espírito Santo que possui reserva indígena. Existem duas etnias: Tupinikim e Guaranis, que são divididas em nove aldeias - 4 Guaranis e 5 Tupinikim. Os guaranis vieram do sul do País na década de 1960, e ainda mantém muito de sua tradição original, já os Tupinikins, remanescentes de Aracruz, tiveram grande contato com o homem branco e perderam parte de suas raízes, porém conservaram os grupos culturais. Dentre essas nove aldeias existem:

Caeiras Velha - Localizada no Distrito de Santa Cruz na Rodovia ES-456, a 18,5 Km de distância da sede, a aldeia Indígena Tupinikim possui uma área que compreende o mangue e o taboal. Fabricam artesanato com samburá, juquiá, peneiras feitas de coco. A reserva ainda guarda alguns remanescentes de Mata Atlântica e árvores frutíferas.

Três Palmeiras (Boapy Pindo) - Localizada no Distrito de Santa Cruz, na Rodovia ES-010, na qual a linguagem e os costumes são herdados de seus antepassados Guaranis. Sobrevivem da caça, da lavoura e da venda de artesanato.

Como chegar

Aracruz fica a 85 km de Vitória, e o melhor acesso saindo da capital é seguir pela BR-101, sentido Ibiraçu. Ao chegar a Ibiraçu, entre à direita e siga em frente. O percurso da capital até Aracruz, dura cerca de 1h30 de carro. Outra opção é a Rodovia ES 10. Também é possível ir de ônibus até a cidade, existem saídas diárias da capital. Informações sobre passagens: Rodoviária de Vitória (27) 3203-3666.

Tatiana Negris - (27) 99805-1308

imprensaturismoes@gmail.com