16/08/2012 14h17 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Artesanato Capixaba: prêmio na Unesco pode impulsionar o turismo em Anchieta

foto: Divulgação
A bolsa de taboa ganho prêmio da Unesco.
Pela primeira vez o prêmio "Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos artesanais do Mercosul+" vai para um produto do artesanato capixaba. O primeiro lugar do Brasil na 3ª edição do prêmio, realizado no Uruguai, ficou com a carteira de mão feita com taboa, produzida pelo Núcleo de Artesanato em Taboa de Anchieta (Naboa).

O prêmio é um instrumento de promoção que avalia a qualidade e autenticidade dos produtos, e proporcionou ao artesanato capixaba mostrar sua importância, reconhecimento e diversidade.

A seleção dos produtos participantes foi feita pelo Programa do Artesanato Brasileiro (Pab) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Ao todo, no Brasil, foram inscritas 62 peças artesanais, de 12 estados brasileiros, das quais foram selecionadas 13 peças, de 11 artesãos.

"Esse prêmio tem uma importância fundamental para o turismo e seu papel para o desenvolvimento econômico e social do município e do Estado. O artesanato é parte importante dos atrativos de uma cidade e tem na atividade turística sua maior aliada. É crescente o interesse dos turistas por produtos artesanais, como forma de valorização e do resgate da cultura local", comemora o secretário Alexandre Passos.

Núcleo Naboa


A Associação dos Artesãos do Naboa tem sua origem no Projeto Taboa Lago, um projeto de Gestão e Educação Ambiental criado pela Samarco Mineração com a finalidade de promover sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a auto gestão nas comunidades ao redor da Lagoa de Mãe-Bá, a segunda maior lagoa costeira do Estado do Espírito Santo, situada na fronteira dos municípios de Guaraparí (70%) e Anchieta (30%), localizados ao Sul do Estado do Espírito Santo.

A principal atividade da Naboa é o artesanato em fibra de taboa, com o objetivo de preservar o meio ambiente, alcançar a sustentabilidade, promover a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dos artesãos associados.

Anchieta

A cidade de Anchieta está localizada no sul do Espírito Santo a cerca de 82 quilômetros da capital Vitória. Com uma área territorial de aproximadamente 420 km², o município faz divisa com Guarapari, Alfredo Chaves, Piúma, e Iconha.

O município faz parte das Rotas do Sol e da Moqueca e da Costa e da Imigração e tem como principais atrativos turísticos seus balneários, entre eles Ubu, Iriri, Parati, Máe-Bá e Castelhanos.

A cultura e a história também são uma forte influência. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção é uma das mais antigas do país. A igreja e a antiga residência do "Apóstolo do Brasil" foram construídas no século XVI pelo Padre Anchieta e pelos índios tupis catequizados por ele. Atualmente, o prédio abriga o Museu Nacional de Anchieta, onde podem ser vistos antigos pertences do beato.

Realizado no mês de junho, Os Passos de Anchieta reúne andarilhos de todos os cantos do país e do mundo, que percorrem os 105 km entre Vitória e Anchieta, pelo litoral, refazendo o caminho que o beato José de Anchieta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard