25/03/2012 18h51 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Braztoa rende bons frutos para a divulgação do turismo do Espírito Santo

A participação do Espírito Santo no 37º Encontro Comercial da Braztoa já rende bons frutos. Antes mesmo do final do evento, já estão fechados bons negócios e parcerias, com a pré-venda de pacotes de viagem para o período da Semana Santa e finais de semana, além da abertura de novos canais de divulgação do Espírito Santo na mídia especializada nacional e internacional.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), apresentou várias novidades aos operadores de viagem presentes ao Encontro Comercial Braztoa, destacando os segmentos de turismo de aventura e ecoturismo, turismo náutico, pesca oceânica e turismo LGBTS, além de divulgar as belezas, a culinária e a variedade cultural e histórica do Estado.

"Ainda não fizemos o balanço do volume de negócios fechados, mas os empresários capixabas do segmento turístico ficaram muito animados com o grande fluxo de visitantes e pelo interesse dos tem 3.500 agentes de viagem em conhecer novos produtos", destacou a subsecretária de Estado do Turismo, Diomedes Berger.



Caravana
A Setur em parceria com o Sebraes-ES organizou uma caravana de 10 empresas, entre agências de receptivo e meios de hospedagem, para participar da Rodadas de Negócios, capacitações e mini-cursos. 

Durante os dois dias do evento, os representantes das empresas do setor de turismo estiveram junto com a equipe da Setur no estande do Espírito Santo, onde distribuíram material promocional dos empreendimentos e dos destinos capixabas.

Mídia
O encontro também foi muito proveitoso para a divulgação do turismo do Estado em vários veículos de comunicação especializados no setor. Durante o Midia Meeting, realizado na quinta-feira (22), a Assessoria de Imprensa da Setur fez contatos, marcou entrevistas e distribuiu press kits para jornalistas do Brasil e do mundo (Estados Unidos, Espanha, Cuba e México), com destaque para os países da América Latina (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru, entre outros).

Números
Segundo a Braztoa, em 2011 foram contabilizados R$ 9,6 bilhões com a venda de pacotes turísticos, um incremento de 26% ante o registrado em 2010. Para este ano, o crescimento mínimo esperado é de 10%.

A venda de espaços neste primeiro encontro do ano e o número de agentes de viagem inscritos também foi destacada como um indício positivo para resultados ainda melhores em 2012. O evento conta com a participação de 27 destinos internacionais, alguns inéditos como o Quênia.

As razões para um quadro tão bom, na opinião do presidente da Braztoa, Marco Ferraz, estão ligadas a um câmbio favorável para viagens ao exterior, um mercado doméstico aquecido, o aumento de consumo da nova classe média e também ao aumento de associados. Hoje, operadores e representantes de produtos e destinos turísticos da Associação representam 90% dos pacotes de lazer vendidos no país.

Sustentabilidade
Os operadores presentes no 37º Encontro Braztoa receberam o Guia de Boas Práticas, publicação que integra o Programa Braztoa de Sustentabilidade lançado no ano passado. O guia apresenta as diretrizes do programa, princípios do turismo sustentável e dá exemplos de boas práticas de gestão entre outras informações. 

Cenário Global
Estudo divulgado este mês pela WTTC (sigla em inglês para Conselho Mundial de Viagem e Turismo) mostrou que, em 2011, cerca de 7,65 milhões de brasileiros trabalharam em atividades relacionadas ao turismo. O resultado faz do Brasil o 5º país que mais emprega pessoas em turismo no mundo. A previsão do WTTC é de que a geração de empregos em turismo no Brasil cresça 5,1% este ano - ficando mais de duas vezes acima da média mundial, que deve fechar em 1,9%.




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