19/09/2013 09h22 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Cidade Saúde, Guarapari comemora 122 anos de emancipação

Guarapari, um dos municípios com maior potencial turístico do Espírito Santo, está em festa. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) aproveita que nesta quinta-feira (19) o balneário, localizado na Região Metropolitana, completa 122 anos e divulga a programação para comemoração do aniversário da "Cidade Saúde" que conta com shows regionais e nacionais.

A cidade é marca de beleza e qualidade de vida. A mais famosa cidade litorânea do Espírito Santo recebe turistas o ano inteiro que ficam encantados com suas 54 praias. O litoral é diversificado oferecendo desde praias badalas como as famosas Bacutia e Peracanga, na Enseada Azul, até recantos bucólicos como Perocão e Setiba.

Opções também não faltam para práticas de esportes marítimos como surf, vela, jet-ski, remo, passeios de escuna e mergulho. Para os amantes da vida noturna, Guarapari reserva o agito dos bares, restaurantes e boates.

foto: Tadeu Bianconi/Setur
Guarapari é conhecida como Cidade Saúde.

História

Os jesuítas foram os primeiros colonizadores da região onde hoje se localiza o município de Guarapari, com destaque para o Padre José de Anchieta, conhecido por seu trabalho na catequese dos índios.

Guarapari surgiu, portanto, ainda no século XVI com o nome de aldeia. Em 1679 a aldeia de Guarapari foi elevada à categoria de vila. Em 1835, foi criada a comarca de Guarapari, em 1878 passou de vila a município, mas durante alguns anos ainda pertenceu à cidade de Anchieta. Até que, finalmente, em 1891 uma Lei Estadual deu a Guarapari foros de cidade.

O primeiro nome da região foi Vila dos Jesuítas, depois, Aldeia de Nossa Senhora, Aldeia de Santa Maria de Guaraparim, Guaraparim, Goaraparim e finalmente, Guarapari, vocábulo de origem indígena, derivado de guará (pássaro de arribação, que aparece à beira mar, de variadas cores) e pari (rede, significando lugar onde se armam redes para apanhar guarás).

Investimentos da Setur

O comprovado potencial turístico de Guarapari é o motivo que leva a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) a realizar investimentos importantes na área de infraestrutura para o fortalecimento ainda maior do segmento no município.

A principal obra é a de revitalização da orla do Canal de Guarapari que já está em andamento com a reforma da Praça Trajano Lino Gonçalves. A obra é resultado de um convênio de R$ 35 milhões entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Caixa Econômica, com recursos do Ministério do Turismo.
Estão previstas, além da urbanização da orla, a construção de um píer para a atividade de turismo náutico, com possibilidade de receptivo a cruzeiros turísticos, a recuperação da Praça Trajano Lino Gonçalves, a criação do Mercado Municipal de Artesanato e a construção de uma estrutura de apoio à pesca profissional, artesanal e esportiva.

Outra obra que está sendo fomentada é a reforma do prédio histórico do Radium Hotel. A proposta que tem investimento de R$ 5 milhões tem como objetivo revitalizar e restaurar o prédio para aproveitamento como equipamento turístico pelo município, beneficiando a população local ao valorizar o patrimônio histórico e diversificar a oferta turística na Região Metropolitana. A reforma proporcionará que o imóvel seja utilizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte do município como espaço para exposições e apresentações culturais.

Programação Cultural
Quinta-feira (19) - 19h - Show com a  Banda Khorus (evangélico)

Sexta-feira (20) - 22h - Show com a Banda Prestígio e Rionegro e Solimões

Sábado (21) - 22h - Shows com as bandas Vip Samba e Ara Ketu