31/10/2012 15h47 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Circuito turístico dos cemitérios é opção para o feriado de finados

Bastante comum em diversos países, como França e Argentina, por exemplo, os circuitos dos cemitérios atraem milhares de viajantes em todo o mundo. O município de Santa Leopoldina, localizado na região dos imigrantes, também conta com esta opção e é a dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para capixabas e visitantes no feriado de finados.

Em Santa Leopoldina, o objetivo das visitas é homenagear pessoas ilustres e lembrar a história dos moradores já falecidos que contribuíram de alguma forma com a formação e o desenvolvimento da cidade. Além disso, a possibilidade de apreciar a arquitetura e os costumes do povo local faz com que este tipo de roteiro seja bastante procurado entre os admiradores do turismo cultural.

Entre os túmulos que fazem parte do roteiro estão o do jogador José Fontana, que entre alguns títulos conquistados do Brasil, também foi campeão da Copa do Mundo de 1970. Há também o da menina Maria Gilda, que morreu afogada em uma bacia de água. O seu túmulo permanentemente está cheio de água, que segundo algumas pessoas é milagrosa. Existem também túmulos de famílias importantes, artistas e políticos.

Conheça os túmulos do circuito
Francisco Schwarz

Foi uma das maiores autoridades na história de Santa Leopoldina. Estudioso de etnias, publicou dois livros. Nasceu em Santa Leopoldina e exerceu cinco mandatos de deputado estadual e prefeito. Ele abriu a maior parte das estradas do município. Após aposentado ele começou a pintar e se destacou na arte.

Luiz Holzmeister
Luiz Holzmeister Filho era promotor de Justiça no município quando faleceu. Foi prefeito de Santa Leopoldina e construiu o prédio da prefeitura. Ele criou o Museu do Colono, situado na rua principal da cidade, no prédio que era residência de sua família. O museu é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Albert Richard Dietze
Fotógrafo, nasceu na Alemanha em 1838. Em 1869 veio para o Brasil, onde trabalhou no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Pouco depois instalou a sua "Photographia Alemã". Em 1874 o fotógrafo transferiu seu estúdio e residência para Santa Leopoldina. Ele foi um dos mais importantes fotógrafos da época e faleceu em Santa Leopoldina em 1906.

Família Vervloet

A Família Vervloet deixou a Bélgica em dezembro de 1858, chegando ao Brasil em abril de 1859. No mesmo ano fixou residência em Santa Leopoldina. A família iniciou diversos ramos de comércio no município e realizou a primeira exportação de café para a Europa, a construção das primeiras casas residenciais e comerciais, a iluminação da cidade, o abastecimento da cidade com água encanada e a exploração do Rio Santa Maria.

Família Reisen

A história de sucesso da Família Reisen começou em 1899 com José Reisen. Ficou órfão de pai com apenas quatro anos de idade e foi adotado pelo tio Jean Baptiste Vervloet. Com 24 anos passou a ser o procurador dos seus negócios, quando seu tio deixou o município de Santa Leopoldina para residir no Rio de Janeiro. Ele foi um dos responsáveis pela construção da estrada de liga Santa Leopoldina a Santa Teresa.

Família Vervloet (cemitério de Luxemburgo)
Jean Joseph Vervloet e sua esposa Anne Marie Van Isterdael deixaram a Bélgica em dezembro do ano de 1858 acompanhados dos filhos. Eles deixaram importantes contribuições para o desenvolvimento do município.

Padre Hadrianus Lantchener
Frei Hadrianus Lantchener, originário da região de Innsbruck, Áustria,  chegou ao Espírito Santo em 1856, onde fundou a Paróquia de São José do Queimado, tendo prestado serviço religioso também na comunidade de Santa Isabel. Em 1860 Santa Leopoldina recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e, na ocasião, o Frei celebrou a missa na Capela de Nossa Senhora do Patrocínio. Ele morreu em 23 dezembro de 1868 e foi enterrado no cemitério que ele mesmo construiu.
Santa Leopoldina
Santa Leopoldina, que integra a Rota Caminhos do Imigrante, esta localizada Região das Três Santas (Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina). O município fica a 48 quilômetros de Vitória. Para chegar à cidade, basta passar por Cariacica Sede, com entrada na Rodovia do Contorno.

Serviço
O tour pode ser auto guiado, mas também há possibilidade de agendamento de grupos com a Jefinho Expedições,  pelo telefone (27) 3338-6309 ou www.jefinhoexpedicoes.com.br

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br