04/09/2013 10h50 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Competidores dão um show na abertura do Enduro da Independência

foto: Divulgação
Piloto durante prova do Enduro da Independencia


A noite dessa terça-feira (03) foi um show a parte para os amantes de motociclismo. Ocorreu na Praça do Papa, em Vitória, a abertura do 31ª edição do Enduro da Independência. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e promete movimentar a Rota Imperial até o próximo domingo (08).

Estiveram presentes na solenidade de abertura o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos; o secretário de Turismo de Vitória, Paulo Renato Fonseca Junior; o secretário de Esportes de Vitória, Wallace Valente; e o presidente do Trail Club Minas Gerais, Gustavo Jacob.

O Enduro da Independência é a mais tradicional competição na modalidade enduro de regularidade do e terá como cenário a Rota Imperial, quarto trecho da Estrada Real que liga Ouro Preto a Vitória.

Vitória é o ponto de partida da competição, e passará também por Venda Nova do Imigrante, Vale do Aço (Ipatinga e Coronel Fabriciano), Serra do Cipó (Cardeal Mota) e terá chegada na cidade de Ouro Preto. Nessa edição o número de pilotos inscritos passou de 500.

O secretário do Turismo, Alexandre Passos, relatou sua felicidade em ver a movimentação que o evento trará para a rota imperial. "A Secretaria de Turismo investiu bastante para tornar a Rota Imperial uma realidade. A nova demarcação e sinalização foram fundamentais para atrair grandes eventos como o Enduro da Independência para o roteiro. Temos 500 pilotos de 15 estados do Brasil e junto com suas caravanas atingimos quase 3 mil participantes no evento, estamos cada vez mais colocando o Espírito Santo como destino turístico de visibilidade nacional".

Rota Imperial
História, cultura, turismo e desenvolvimento econômico se misturam na Rota Imperial São Pedro D?Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX.
A história dessas vias começa durante o período da exploração do território nacional em busca do ouro. Para controlar o trânsito de mercadorias no Brasil, a Coroa Portuguesa proibiu a abertura de estradas.

O percurso feito por tropeiros, ao levar mantimentos para outros estados, a imigração europeia e o trajeto feito por Dom Pedro II mostraram que o Espírito Santo ainda tem muito a ser descoberto, além de ter muita história para contar.

O projeto Rota Imperial contempla 14 municípios capixabas - Vitória, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard