06/06/2012 09h18 - Atualizado em 27/01/2016 15h51

Corpus Christi: Castelo se firma como roteiro turístico do segmento religioso

foto: Prefeitura de Castelo
Para este ano são esperados 75 mil turistas para a festa de Corpus Christi.

Considerado o segundo maior evento religioso do Estado, a tradicional festa de Corpus Christi de Castelo, também já desponta como uma das maiores do Brasil neste segmento. Este ano, espera-se que mais de 75 mil fiéis visitem a região de Castelo nos dois dias de evento.

A montagem dos tapetes será feita nesta quarta (06), às 18 horas, em vários pontos da cidade. A quinta-feira (07) será marcada por missas, a partir das 7 horas, e procissão de encerramento, às 17h30.

Realizada pela igreja católica e seus fiéis, a festa de Corpus Christi cresce a cada ano e chega à 48ª edição firmando-se como roteiro turístico do segmento religioso. A cidade comemora a data de maneira muito especial, ornamentando 1,5 quilômetros de ruas com imensos tapetes de flores, pedras, palha de café, de arroz e diversos outros materiais.

História

Desde que se tornou sede da Paróquia de Nossa Senhora, dirigida pelos Padres Agostinianos, começaram a ser erguidos altares em determinados pontos do município. Cobriam-se as ruas com folhas de árvores e as janelas das casas ostentavam toalhas de renda, bordados, jarras de flores e tapeçarias, enfeitando a passagem da procissão dos fiéis.

A mobilização da comunidade começa alguns meses antes da festa. Criam-se desenhos e é feito o levantamento do material a ser utilizado na confecção dos tapetes. Não importa a idade, todos colaboram e participam. A igreja, a Coordenação da festa e a Prefeitura Municipal de Castelo fornecem suporte para a confecção dos tapetes.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média. Fazem parte da lembrança da data missas, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

Década de 50

Em Castelo, no fim da década de 50 já era costume erguer altares em determinados pontos de Castelo. As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda (ou bordadas), jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.

No início da década de 60, uma irmã de caridade que vivia na cidade, Zuleide "Vicência", com ajuda dos fiéis, inovou e confeccionou um pequeno tapete com motivos geográficos junto ao altar em frente à Capela Nossa Senhora das Graças, da Santa Casa de Misericórdia.

Em 1964, com o apoio do Frei José Oséas, vigário da Paróquia, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. Em 1965, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com isto, a festa ganhou notoriedade.

Das folhas secas de mangueira usadas inicialmente, novos produtos foram sendo acrescentados, entre eles terra vermelha, flores e palha de café e arroz, pedras granuladas, moídas, brancas ou coloridas, borra de café, ramos picados de ciprestes, pó de serra tingido (ou natural), pó de pneus, cal, tampinhas de garrafas pet, bolas de gude e muitos outros.

Na véspera da festa, os moradores passam a noite confeccionando os tapetes, à espera dos turistas que prestigiam esta grande festa da fé. No ano passado, cerca de 50 mil turistas compareceram ao município.

Turismo religioso

Em julho de 2011, o Ministério do Turismo publicou a Portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia, gerando emprego e renda, consolidando municípios como destinos turísticos.  Ao lado de grandes eventos e roteiros do segmento, como a Festa da Penha e os Passos de Anchieta, a Festa de Corpus Christi em Castelo insere o Espírito Santo cada vez mais na rota do turismo religioso do País.

Quarta-feira (06)
17 horas - Missa de envio dos trabalhos.
18 horas - Início da confecção dos tapetes.
19 horas - Abertura da Praça de Alimentação e feiras.
19h30 - Apresentações culturais na Praça dos Três Irmãos.
Quinta-feira (07)
07 horas - Missa da família.
09 horas - Missa da Infância e da Adolescência Missionária.
10h30 - Missa dos Jovens.
12 horas - Missa das Comunidades.
16 horas - Missa Campal.
17h30 - Procissão.