20/07/2011 11h57 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Espírito Santo é o primeiro Estado a garantir certificação das empresas no Programa Aventura Segura

foto: Setur
Os monitores da Abeta, Clarisse e Otávio, orientam os participantes sobre a importância do Aventura Segura

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realiza, nesta quarta-feira (20), o Seminário de Sensibilização do Programa Aventura Segura, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O Governo do Estado é pioneiro no País em investir, além da qualificação, também na certificação das 12 empresas que participam do Aventura Segura. Com isso, se tornou o primeiro Estado a conveniar as Avaliações de Conformidade.

O programa será desenvolvido num período de 16 meses, tendo como principais objetivos criar e fortalecer os laços de integração e relacionamento entre as empresas e a Abeta; inspirar e motivar os participantes; alinhar e disseminar as informações referentes ao programa; e envolver as empresas no projeto.

O coordenador de Certificação, Álvaro Barros, e a gerente de Projeto de Assistência Técnica, Clarisse Marinho, orientam os participantes sobre a importância do turismo de aventura e do ecoturismo como vetores de desenvolvimento local.

Eles também alertam para a importância da união deste segmento turístico, através da associação à Abeta, e da adesão ao  Aventura Segura. Inclusive, durante o seminário, as empresas vão formalizar esta participação, por meio da assinatura do Termo de Adesão ao programa.

Seguindo os passos de Minas Gerais e Mato Grosso, o Espírito Santo é o terceiro a receber as ações do programa em âmbito regional. O projeto é fruto de uma parceria entre a Abeta e a Setur, formalizado no final de dezembro de 2010 por meio de um convênio. As ações visam à qualificação e certificação de 12 empresas do Estado, além dos profissionais que atuam no segmento.

Os idealizadores têm como foco, além das ações de qualificação, a certificação das atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura das empresas que participarão do programa. Elas são o subsídio necessário para que as empresas alcancem a certificação do Sistema de Gestão da Segurança, que será implementado, com o apoio da Abeta.

foto: Setur
O secretário Alexandre Passos destaca o investimento do Estado neste segmento turístico

O secretário Alexandre Passos fez questão de ressaltar o excelente momento do turismo de aventura e do ecoturismo no País e que o Espírito Santo, que tem um grande potencial neste segmento, está investindo para fomentar e fortalecer as atividades envolvidas.

"Prova que estamos investindo neste segmento é que vamos participar do Adventure Sports Fair 2011, o maior evento de esportes e turismo de aventura da América Latina, que será realizado de 11 a 14 de agosto, a Bienal do Ibirapuera, em São Paulo", frisou Alexandre Passos.

Aventura Segura

Maior iniciativa de organização e desenvolvimento dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura no País, o projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Sebrae Nacional, executado e liderado pela Abeta. O programa é uma soma de ações de fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, subsídio à certificação para condutores e empresas, formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS), responsabilidade socioambiental, Campanha do Consumo Consciente e de acessibilidade no turismo de aventura.

foto: Setur
Os participantes estiveram atentos às orientações do Seminário

Aventura Segura em números no Brasil:

- 17 destinos priorizados.

- 13 estados contemplados.

- 5 regiões do País participantes.

- 24 Normas Técnicas criadas e publicadas no âmbito da ABNT específicas sobre Turismo de Aventura.

- Mais de 100 municípios mobilizados nas ações.

- 4.838 pessoas qualificadas nos cursos à distância e presenciais (Gestão Empresarial; Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor; Primeiros Socorros e Curso de Qualificação para voluntários do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento).

- Mais de 5 mil pessoas mobilizadas nas ações.

- Mais de 480 empresas mobilizadas e participantes das ações.

- 170 empresas implementando a Norma Técnica de Sistema de Gestão da Segurança / empresas participantes da Assistência Técnica.

- 23 comissões estaduais/regionais da Abeta estabelecidas, o que garante a união dos associados para discutir e buscar soluções para os problemas referentes às suas atividades.

- 13 Grupos Voluntários de Busca e Salvamento (GVBS) criados e formalizados.

- 59 oficinas de GVBS realizadas nos 16 destinos.

- 10 Manuais de Boas Práticas de Turismo de Aventura criados com base em normas técnicas da ABNT.

- 58 oficinas de associativismo realizadas nos 16 destinos.

Fonte: Abeta - http://www.abeta.com.br/aventura-segura

Assessoria de Imprensa da Setur