04/07/2014 09h54 - Atualizado em 28/01/2016 08h42

Expedição Tropeira de Ibatiba segue até domingo (06)

Refazendo um trecho da Rota Imperial da Estrada Real instituída por Dom Pedro II para escoar o ouro das Minas Gerais, a 5ª Expedição Tropeira segue até domingo (06). Serão percorridos aproximadamente 170 km em cinco dias, no lombo de mulas e burros, com muita aventura.

A expedição começou na terça-feira à noite (01), quando os participantes foram recebidos no Museu dos Tropeiros, localizado em Ibatiba, considerada a capital capixaba do tropeiro. Em seguida, a Tropa seguirá para o pouso no Sítio da Vovó Rosinha (referência em Turismo Rural na Região do Caparaó).

De Ibatiba, a expedição percorre os municípios de Muniz Freire - distrito de Piaçu, pelo trecho original da Rota Imperial até Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriando e Viana, passando pelas propriedades do Agroturismo - principal atividade turística da região.

O principal objetivo da expedição é resgatar a história tropeira, utilizando-se de animais com destaque para os muares como meio de transporte e de carga, revivendo as rotas, seus acampamentos e pousadas, suas historias e costumes, sua culinária, musica e religiosidade, seus casos, apetrechos e as vilas que se formaram a partir disso.

A 5ª edição da "Expedição Tropeira - na Rota Imperial" visa promover a união entre a Região do Caparaó Capixaba, Montanhas Capixabas e Imigrantes, em um roteiro envolvendo vários municípios do Espírito Santo. O trajeto pode ser feito o ano inteiro e não somente no lombo de animais como cavalos, mulas e burros, mas também por qualquer outro meio de transporte, como bicicleta, automóvel, motocicleta e a pé.

No sábado (05), haverá também uma atividade paralela, quando o -escritor e pesquisador da temática tropeira, Carlos Roberto Solera, vai proferir a palestra: O Tropeirismo no Brasil, na Cascata do Galo, Domingos Martins.

Tropeirismo no Brasil: Carlos Solera recebe prêmio do Iphan. Carlos Solera
foi escolhido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Minas Gerais para receber o prêmio Rodrigo Melo Franco. A premiação é o reconhecimento à sua dedicação ao Patrimônio Cultural, em especial pelos trabalhos realizados à frente do Movimento dos Tropeiros e toda sua história no país. O prêmio Rodrigo Melo Franco é uma das mais importantes realizações do Iphan em todo o Brasil e conta com edições estaduais e uma nacional, na qual as ações indicadas pelos estados concorrem à premiação nacional.

Serviço:
5ª Expedição Tropeira - De Ibatiba a Vitória
Até domingo (06/07)

Programação
- 04/07 - Sexta-feira
07 horas - Saída de Tijuco Preto rumo a Parajú. No pouso da Tropa haverá costela feita no fogão de chão (semelhante aos costumes dos tropeiros)
12 horas - Almoço em Paraju e chegada em Alto Nova Almeida (Marechal Floriano)

- 05/07 - Sábado
07 horas - Saída de Alto Nova Almeida (Marechal Floriano) rumo a Marechal Floriano sede
11h - Palestra com o escritor e pesquisador da temática tropeira, Carlos Roberto Solera: O Tropeirismo no Brasil (Cascata do Galo/Domingos Martins)
12 horas - Almoço em Rio Fundo e chegada em Peixe Verde (Viana)

- 06/07 - Domingo
07 horas - Saida de Peixe Verde Rumo a Viana sede
12 horas - Chegada da Expedição com almoço típico, apresentação cultural e confraternização na sede do Município de Viana.

Informações à Imprensa:
- Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006                                                         
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Luiza Medina - luiza.medina@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard