11/04/2012 08h58 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Festa da Penha movimenta o turismo religioso no Estado

As comemorações da Festa da Penha começaram no domingo (08) e prometem movimentar o município de Vila Velha, que anualmente recebe milhares de turistas e capixabas que vêm prestar sua homenagem à padroeira do Espírito Santo. A festa, que tem apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), este ano tem como tema "Maria, mãe de Jesus, o Cristo da paz". As celebrações vão até a próxima segunda-feira (16), com romarias, missas e atrações culturais na Prainha.
foto: Sagrilo
Romaria dos Homens: uma tradição de mais de 60 anos.


Símbolo da fé do capixaba, a Festa da Penha é realizada há 441 anos. É o maior evento religioso do Espírito Santo e o terceiro maior do País em número de fiéis, atrás somente da Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP) e do Círio de Nazaré, em Belém (PA). A cada ano a celebração atrai mais devotos.

Segundo o Frei Valdecir Schwambach, guardião do Convento, e a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Vila Velha,  a previsão para 2012 é de que mais de 1,2 milhão de pessoas participem das comemorações (100 mil a mais do que o número registrado pela PM em 2011).

Um dos pontos altos da festa, a tradicional Romaria dos Homens, será realizada no próximo sábado (14). Há 61 anos, esta romaria atrai mais de 100 mil fiéis. Inicialmente criada para estimular a participação masculina na Festa da Penha, hoje é a maior romaria de homens do Brasil. Os romeiros caminham por 14 quilômetros, desde a Catedral de Vitória até ao Convento da Penha.

Além disso, outras romarias fazem parte do evento, como a dos cavaleiros, das mulheres, dos militares, das pessoas com deficiência, dos ciclistas, dos motociclistas e romaria marítima, e ainda aquelas organizadas pelas dioceses de Colatina e de Cachoeiro de Itapemirim.
foto: Prefeitura de Vila Velha
A tradição da Romaria das Mulheres também já se consolida.

Turismo Religioso

Em julho de 2011 o Ministério do Turismo publicou a portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia, gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos.  Neste sentido, a crescente popularização da Festa da Penha vem ao encontro das resoluções do Governo Federal e busca se inserir na rota do turismo religioso do País.

História


Por ser uma construção com uma arquitetura característica do período colonial brasileiro, em 1943 o Convento da Penha foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico Cultural.  

foto: Tadeu Bianconi
O Convento é uma construção localizada num penhasco de 154 metros de altitude e a 500 metros do mar, envolta por uma faixa de 50 hectares de mata atlântica, fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou ao Espírito Santo em 1558 trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. Uma réplica do Painel fica no oratório da Gruta Frei Pedro Palácios, lugar que serviu de abrigo ao frade quando ele chegou ao Espírito Santo.

O Largo do Convento (ou campinho) foi o local escolhido para a construção de uma capela dedicada a São Francisco de Assis em 1562. Anos depois, em 1568, no alto do penhasco foi edificada outra capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569. Desde então a Capela da Penha sofreu mudanças, ampliações, restaurações e hoje abrange uma área de 632.226 m².

Museu

O museu de Nossa Senhora da Penha foi instalado em 1952 na antiga Casa dos Romeiros e exibe vários objetos do acervo histórico do convento, como peças sacras, de liturgia e de vestimenta.

Sala dos Milagres

A Sala dos Milagres é um espaço para exposição de ex-votos ofertados à Virgem da Penha. Está organizada no pavimento térreo da ex-casa dos romeiros ao lado do Museu. Expõe acervo tradicional, reunido por mais de dois séculos pelos frades franciscanos e pelos fiéis devotos.

Na Sala dos Milagres encontra-se uma réplica da Imagem de Nossa Senhora da Penha que é peregrina e visita as comunidades. A imagem da Santa está em destaque, tendo como fundo painel evocativo da "Festa da Penha", pintado pelo artista plástico Atílio Colnago, para abençoar seus devotos.

Nas paredes laterais estão expostas inúmeras placas de agradecimento e de quadros com fotografia de fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha. Assim também estão expostos outros objetos como cabeça de cera, pernas, muletas e vários outros deixados pelos devotos de Nossa Senhora em agradecimento pelas graças alcançadas.

Mais informações:
http://www.vilavelha.es.gov.br/festadapenha2012/ conventodapenha.org.br

Programação religiosa
Horários das Missas na Capela do Convento:
9 a 12 de abril  - 6h, 7h, 8h e 9h30.
13 de abril  - Missa das 9h30 com a participação dos advogados.
14 de abril  - 6h, 7h30 e 11h.
15 de abril - 5h, 7h, 11h e 14h.
16 abril  - 0h, 1h30, 6h, 9h e 12h.

Oitavário
De 8 a 14 - Campinho do Convento, às 14h30.
Dia 15 - Prainha de Vila Velha, às 15h30.

Missas
De 8 a 14 - Campinho do Convento às 15h.
(Domingo: Área Serrana / Segunda: Área Vila Velha/  Terça: Área Cariacica/Viana/ Quarta: Área Benevente/ Quinta: Área Serra/ Sexta: Área Vitória/ Sábado: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)
Dia 14 - Missa da Diocese de São Mateus no Campinho às 8h.
Dia 15 -  Missa da Diocese de Colatina no Campinho, às 9h.
- Missa da Romaria das Mulheres na Prainha às 16h.
Dia 16 - Missa da CRB e Seminário Nossa Senhora da Penha no Campinho, às 7h.
- Missa das Pastorais Sociais às 9h
- Missa de encerramento da Festa na Prainha, às 16h.

Romarias
Cavaleiros  - 8 de abril (domingo) - saída de Cobilândia, às 8h.
Militares - 13 de abril (sexta-feira)  - saída da Prainha, às 14h.
Pessoas deficientes - 14 de abril (sábado)  - saída da Praça Duque de Caxias, às 8h.
Cachoeiro de Itapemirim  - 14 de abril (sábado)  - saída do Portão do Convento, às 14h.
Homens  - 14 de abril (sábado)  - saída da Catedral de Vitória, às 19h.
Colatina  - 15 de abril (domingo)  - saída do Portão do Convento, às 8h.
Marítima - 15 de abril (domingo)  - saída Ilha das Caieiras, às 9h.
Motociclistas  - 15 de abril (domingo)  - saída da Praça Costa Pereira, às 10h.
Mulheres  - 15 de abril (domingo)  - saída do Santuário de Vila Velha,  às 14h30.
Ciclistas  - 16 de abril (segunda) - saída de Cobilândia, às 8h30.

Programação da Festa Popular:
13 de abril (sexta-feira)
19h30 - Forró Comichão.
21h - Macucos.
22h - Casaca.

15 de abril (domingo)
21h - Paralamas do Sucesso.

16 de abril (segunda-feira)
18h - Padre Juarez.
21h - Higino e Gabriel.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Setur
Tania Mariano
Tels.: (27) 3636-8006 / 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard