03/05/2011 11h56 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

Festa da Penha: religiosidade movimenta turismo no Espírito Santo

O fim de semana no Espírito Santo será marcado pela realização do terceiro maior evento religioso do País: a Festa da Penha, que neste ano tem como tema "Em Maria a Palavra se fez humanidade".  As comemorações vão até segunda-feira (02) e devem movimentar o município de Vila Velha, atraindo fiéis e turistas de todas as regiões do Espírito Santo e de outros estados.

A Festa da Penha conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Banestes. Além do significado religioso e cultural que tem para o Espírito Santo, o evento é um dos mais importantes para o movimento turístico no Espírito Santo. Em 2010, segundo estimativa da Polícia Militar, a festa recebeu mais 1 milhão de pessoas. Para 2011, a Prefeitura de Vila Velha espera um crescimento de pelo menos 5% (cerca de 50 mil pessoas a mais que em 2010).

Programação

Desde o início da semana, a padroeira do Espírito Santo está sendo homenageada com o Oitavário, missas no campinho da Prainha e romarias de diversos locais. A Romaria dos Homens, a mais tradicional da festa, e realizada há 53 anos, sairá neste sábado (30/04), às 19 horas, da Catedral Metropolitana de Vitória, com estimativa de chegada às 23h30 no Convento da Penha, e deve contar com um público de mais de 100 mil fiéis.

Outras romarias merecem destaque: a das Mulheres, que ocorre no domingo (01/05), com saída do Santuário de Vila Velha às 14h30; a Procissão Marítima, que ocorre também no domingo e mantém viva uma das mais antigas formas de acessar o Convento: partindo da Ilha das Caieiras, às 9 horas e chegando pelo mar à Prainha de Vila Velha; e por fim a recém-criada Romaria dos Portadores de Deficiência, que tem início às 8 horas, neste sábado (30/04), com saída na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha.

A festa ainda terá uma programação cultural com shows das bandas Mais Astral e Pele Morena, Evandro&Raniery e Jean&Juliano, encerrando com o show do padre Reginaldo Manzotti, na segunda-feira (02).


Turismo religioso

A religiosidade do povo capixaba é muito forte e se faz presente durante o ano todo com grandes manifestações. A maior delas é a Festa da Penha, uma homenagem a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, que é comemorada com romarias e missas no Convento da Penha em Vila Velha.

O Convento da Penha, um dos ícones do Espírito Santo, é um santuário construído pelos escravos, em 1558, em cima de um grande rochedo. De lá é possível ter uma linda vista da Baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

O Convento da Penha

É considerado o principal monumento religioso do Estado e símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha. Oito dias após a Páscoa, fiéis de todo o País se dirigem ao Convento em homenagem à Santa. A origem do culto a Nossa Senhora da Penha teve início em 1558, quando o Frei Pedro Palácio, vindo de Portugal, chegou em Vila Velha trazendo um painel da Santa. Segundo a versão popular, o quadro teria sumido da Gruta onde o Frei morava e assim indicou o lugar onde deveria ser construído o Convento, no alto de um morro de 154 metros. A edificação da "Ermida das Palmeiras" foi erguida por volta de 1560.

A pequena capela construída pelo frei Pedro Palácios teve a sua primeira modificação em 1651, a pedido do filho do donatário Vasco Coutinho e outros principais da Vila que queriam construir um Convento no Espírito Santo, resultando em uma das mais belas construções do Brasil Colonial. Desde então, o Convento já passou por inúmeras reformas.

Estão expostos no Convento, a imagem da Penha, Padroeira do Espírito Santo, que chegou em 1570, encomendada por Pedro Palácios; a imagem de São Francisco; e o painel de Nossa Senhora dos Prazeres, trazido pelo frei, é uma pintura a óleo, de autor desconhecido e considerada como a mais antiga existente no Brasil. Com objetivo de possibilitar a todos os fiéis a apreciação deste acervo, foi criado o Museu do Convento de Nossa Senhora da Penha, que possui objetos como vestimentas e demais artefatos utilizados pelos primeiros frades.

Além disso, a Sala dos Milagres constitui o espaço para exposição de ex-votos ofertados à Virgem da Penha. Está organizada no pavimento térreo da ex-casa dos romeiros ao lado do Museu. Foi inaugurada em 1998 e expõe acervo tradicional reunido por mais de dois séculos pelos frades franciscanos e pelos fiéis devotos o Santuário.

Na Sala dos Milagres encontra-se uma réplica da Imagem de Nossa Senhora da Penha que é peregrina e visita as comunidades. A imagem da Santa está em destaque, tendo como fundo painel evocativo da "Festa da Penha", pintado pelo artista plástico Atílio Colnago, para abençoar seus devotos.

Nas paredes laterais estão expostas inúmeras placas de agradecimento e de quadros com fotografia de fiéis e devotos de Nossa Senhora. Assim também estão expostos outros objetos como cabeça de cera, pernas, muletas e vários outros ex-votos, deixados pelos devotos de Nossa Senhora em agradecimento pelas Graças alcançadas.

Programação Religiosa

Oitavário na Prainha
01 de maio, às 15h30 - Fraternidade do Convento da Penha

Missas na Prainha
30 de abril, às 9 horas - Missa de encerramento da Romaria dos Portadores de Deficiência.
30 de abril, às 23h30 horas - Missa de encerramento da Romaria dos Homens.
01 de maio, às 16 horas - Missa de encerramento da Romaria das Mulheres.
02 de maio, às 16 horas - Missa de encerramento da Festa da Penha de 2011.

Romarias

Portadores de Deficiência - 30 de abril, 8 horas, Praça Duque de Caxias.

São Mateus - 30 de abril, 8 horas, saída do portão do Convento.

Cachoeiro de Itapemirim - 30 de abril, 14 horas, saída do portão do Convento.

Dos Homens - 30 de abril, 19 horas, saída da Catedral Metropolitana de Vitória.

Colatina - 01 de maio, 8 horas, saída do portão do Convento.

Procissão Marítima - 01 de maio, 9 horas, saída da Ilha das Caieiras.

Motociclistas - 01 de maio, 10 horas, saída da Catedral Metropolitana de Vitória.

Das Mulheres - 01 de maio, 14h30, saída do Santuário de Vila Velha.

Dos Ciclistas - 02 de maio, 8h30, saída de Cobilândia.

Atendimento de confissão
Todos os dias, das 8 às 11 horas e das 14 às 16h30. Na Capela da Penitência do Convento.

Horário das Missas na Capela do Convento
30 de abril - 06, 7h30 e 11 horas.
01 de maio - 05, 07, 11 e 14 horas.
02 de maio - meia-noite, 1h30, 06, 09 e 12 horas.

Programação Cultural
01/05 - Domingo - Shows com Evandro&Raniery e Jean&Juliano.
02/05 - Segunda-feira - Missa de Encerramento e show com Padre Reginaldo Manzotti.

Serviço
- Localização: Parque da Prainha - Telefone: 329-8251.
- Horário de visitação: Todos os dias de 5h30 às 17 horas.
- Missas: segunda a sexta-feira, às 6 horas, 7 horas, 8 horas, 9h30 e 15 horas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
Texto: Tânia Mariano / Mateus Cordeiro
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard