25/11/2010 15h16 - Atualizado em 27/01/2016 15h31

Festa das Paneleiras movimenta o final de semana



Para manter viva a tradição de mais de 400 anos da produção da panela de barro, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) sugere, para o final de semana, a Festa das Paneleiras de Goiabeiras. A realização é da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e da Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG).
O público vai conferir, gratuitamente, apresentações de dança, folclore, exposições, mostras multiculturais e shows com a participação de artistas nacionais e capixabas, que serão realizados no estacionamento ao lado do galpão provisório das paneleiras, no pátio da Univix, em Goiabeiras.
O mestre do partido alto, Arlindo Cruz e o cantor Mário Sérgio, ambos ex-vocalistas do Fundo de Quintal, marcam presença no evento . O cantor Mário Sérgio vai mostrar, apartir da 01 deste sabado (27), as novidades do seu primeiro CD, "Nasci pra Cantar e Sambar", lançado este ano. E Arlindo Cruz vai tocar seus sucessos no sábado (27), colecionados ao longo de 30 anos de carreira, gravados em seu último álbum duplo "MTV Ao Vivo Arlindo Cruz", lançado ano passado.

História da Panela de Barro

A panela de barro é sem dúvida uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. Desde a sua origem - nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado - até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou.

A região de Goiabeiras, ao norte da Ilha de Vitória, sempre foi o local tradicional da produção de panelas de barro. No início, o trabalho era de cunho familiar e as panelas eram feitas nos quintais das casas das paneleiras. Recentemente, com a criação da Associação das Paneleiras, foi construído um galpão onde concentrou-se toda a produção.

Elas são produzidas por grupos de mulheres - alguns homens também já estão aderindo à essa atividade econômica - residentes no bairro de Goiabeiras, em Vitória. Possuem até uma associação, que fica ao lado de um manguezalde onde são retiradas matérias-primas necessárias para a fabricação das panelas.



É graças às paneleiras de Goiabeiras que a panela de barro firmou-se como um dos símbolos da cultura popular capixaba. É uma arte que vem sendo passada de geração para geração. No galpão trabalham mãe, filhas e netos lado a lado. Se você quiser comprar uma panela de barro para preparar seus pratos, exija o selo de autenticidade das Paneleiras de Goiabeiras.

Serviço - XVII Festa das Paneleiras
Local: Estacionamento ao lado do galpão provisório das Paneleiras
(Rua: Desembargador Cassiano Castelo, s/n, Goiabeiras, Vitória.)

Sexta - 26 de novembro
Atrações
Bandas de Congo - 20h
Africanismo - 21h
Tabacarana - 22h
Mário Sérgio - 01h

Sábado - 27 de novembro - a partir das 11h, com o Restaurante das Paneleiras
Atrações
Velha Guarda de Jucutuquara - 12h
Dennise Pontes - 20h
Projeto Feijoada - 22h
Arlindo Cruz - 01h

Domingo - Dia 28 de novembro - 11h, com a abertura do restaurante das Paneleiras.
Atrações
Saia no Samba - 12h
Ricardinho da MUG - 14h

Informação à imprensa
Karoline Campolim
27 - 3636-8006/ 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br


 













2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard