26/04/2012 15h10 - Atualizado em 27/01/2016 15h50

Festival promete difundir a cultura na Região dos Vales e do Café

A região turística dos Vales e do Café, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo, está desenvolvendo um projeto para promover a cultura local. Trata-se de um festival para divulgação das potencialidades turísticas e culturais, com foco na música e no patrimônio histórico. A previsão é de que o projeto, que está sendo elaborado pelo Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Vales e do Café, seja encaminhado ao Governo do Estado até o final do mês de abril.

A ideia é que, durante o festival, sejam realizadas apresentações culturais em cada um dos municípios que compõem a região: Cachoeiro de Itapemirim, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Muqui, Mimoso do Sul e Atílio Vivácqua.

No mês de março foi realizada uma reunião com objetivo de elaborar o evento. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) esteve presente na ocasião, juntamente com o diretor da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Edilson Barboza, o maestro titular da Orquestra Filarmônica do Estado (Ofes), Helder Trefzger, e os prefeitos dos municípios envolvidos.

Atrativos turísticos:

As cidades que compõem a Região dos Vales e do Café se destacam por suas construções coloniais, quando o café era o principal produto responsável pelo desenvolvimento local, e também pelos aspectos históricos e belezas naturais preservadas. Confira os atrativos turísticos de alguns municípios da região:

Cachoeiro de Itapemirim:
- Casa de Cultura Roberto Carlos: residência onde nasceu e viveu até os 13 anos o cantor Roberto Carlos. Mantém sua arquitetura original e abriga fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que pertenceram ao artista.
- Casa dos Braga: local onde viveu o escritor Rubem Braga, tombado como patrimônio histórico municipal e estruturado para receber a Biblioteca Pública.
- Fábrica de Pios Maurílio Coelho: com mais de 100 anos de existência, fabrica apitos em madeiras nobres que imitam pios de aves.
- Fazenda Cafundó: a maior reserva particular de patrimônio natural (RPPN) do Espírito Santo e a 6ª maior do Brasil. Tem 517 hectares de vegetação nativa.

Muqui:
- Sítio Histórico de Muqui: tem o maior sítio histórico do Estado, com mais de 200 construções tombadas, algumas abertas à visitação.
- Folia de Reis: Encontro Nacional de Folia de Reis, no mês de outubro.
- Boi Pintadinho: Carnaval de rua. Cerca de 20 blocos, cada um com seu boi e com aproximadamente 200 integrantes, percorrem o centro da cidade.
- Igreja de São João Batista: rica em detalhes, a igreja tem na cúpula da capela-mor uma pintura do italiano Giuseppe Irlandini e altares confeccionados em mármore Carrara.

Mimoso do Sul
- Festival de Inverno de Sanfona e Viola: ocorre em julho e atrai músicos e turistas de todo país. Durante o evento são oferecidas oficinas gratuitas de música.
- São Pedro do Itabapoana: antiga sede do município, fundada em 1852. Hoje, é patrimônio histórico do Espírito Santo, com 41 imóveis tombados.
- Cachoeiras: são várias opções, entre elas, das Garças, de Boa Esperança, da Serra, dos Pocitos, dos Lençóis e do Chuvisco.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano - (27) 9805-1308