20/12/2011 09h46 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Governo do ES lança edital para pesquisa sobre o potencial turístico da Região Metropolitana

foto: Fábio Gomes/Vice-governadoria
O Secretário de Turismo Alexandre Passos ressaltou a importância da parceria: "esse é um primeiro passo para o diagnóstico do setor em todo o Estado".
Um marco para o turismo no Espírito Santo. Assim está sendo considerado o lançamento do Edital de seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento, para diagnosticar a economia do turismo e avaliar o potencial turístico da Região Metropolitana da Grande Vitória, para desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (19), no auditório da Sectit, e contou com a presença do vice-governador Givaldo Vieira; dos secretários de Estado de Turismo Alexandre Passos; de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho Jadir Péla; do diretor-presidente da Fapes Anilton Salles Garcia; e do secretário de Turismo de Vitória, Antônio Bispo.

O Edital de Chamada Pública é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectit), através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O investimento total é de R$ 1 milhão e as propostas devem estudar os municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Fundão, Cariacica e Viana.

O vice-governador Givaldo Vieira destacou a cooperação entre secretarias de Governo para o desenvolvimento do turismo capixaba e o aumento nos investimentos em pesquisa e inovação neste primeiro ano de gestão. "Nas primeiras reuniões com a equipe, o governador Renato Casagrande orientou que as pastas posicionassem investimentos em pesquisa para que pudessem ser construídas políticas públicas nos diversos setores em favor da sociedade. Hoje comemoramos a marca de quase R$ 30 milhões investidos na pesquisa científica, que nos proporciona estudos de excelente qualidade, a exemplo deste edital aqui lançado, que alavancará ainda mais o turismo do Estado", afirmou.

Ele lembrou que esta é uma das primeiras parcerias da história do Governo envolvendo ciência, tecnologia e turismo. "É um passo fundamental que o Espírito Santo dá no caminho do desenvolvimento sustentável do turismo, já que com esses estudos, serão identificadas as potencialidades e o viés econômico do setor na Região Metropolitana. Os resultados de levantamentos recentes já demonstram que avançamos bastante no fluxo turístico do Estado, principalmente nas áreas de negócios e eventos. Com esse investimento inicial de R$ 1 milhão, o projeto nos permitirá fortalecer também o turismo de passeio, que já é prioridade do Executivo Estadual", salientou Givaldo Vieira.

O secretário de Turismo, Alexandre Passos, também ressaltou a importância do edital de chamada pública para traçar um diagnóstico econômico do turismo. "Esse é um projeto pioneiro, um primeiro passo que começa pela Região Metropolitana da Grande Vitória, e que deve ser um marco para o turismo do Espírito Santo".

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, destacou a integração entre os órgãos do Estado. "Essa parceria entre a Fapes, Setur e Sectit promove o crescimento do Estado. A Fapes, como órgão estadual de apoio à pesquisa, deve ser, e é, instrumento de integração no Estado, que promove melhorias e qualificação aos capixabas".

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, falou que edital é oriundo do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo, e muitas outras parcerias devem ser lançadas entre a Fapes e outros órgãos de Governo. "Através de parcerias com entidades do Governo, atendemos as demandas políticas públicas. Este edital, assim como os que esperamos lançar em 2012, é fruto da cooperação intensa entre órgãos públicos, e visam levar soluções avançadas à todo Estado".

Os projetos deverão formular, avaliar e aplicar metodologias de apuração de informações econômicas setoriais para o turismo no âmbito da Região Metropolitana da Grande Vitória. O edital completo está disponível no site da Fapes e os interessados têm até o dia 28 de fevereiro de 2012 para submeterem suas propostas.

Números do setor
Desde 2004, quando foi lançado o Plano de Desenvolvimento do Turismo 2004-2013, o Espírito Santo desenvolve o planejamento de suas atividades voltadas para o fomento deste setor.

Após a organização do setor, o Estado avançou para uma segunda fase, com o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo 2007-2025, também alinhado com o Plano Nacional do Turismo, de forma a implementar um modelo de gestão. O Governo do Espírito Santo estima que em 2015, 52.290 postos de trabalho sejam gerados pelo turismo no Estado.

Na Região Metropolitana, o município de Vitória se destaca, tendo empregado, em 2005, 26% do total de trabalhadores na atividade de turismo no Estado. Esse índice corresponde aproximadamente 11 mil empregos formais.

No mesmo ano, as contratações formais em turismo no Estado representaram 6% do total de contratações, com um crescimento de aproximadamente 32% em relação a 995 (Plano de Turismo de Vitória 2008 a 2016).

Assessoria de Comunicação/Setur
Tania Mariano