28/02/2012 13h38 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Opções de diversão no Carnaval no Espírito Santo

foto: Arquivo CDV/Tadeu Bianconi
O Estado é um destino procurado por que não quer muita agitação


O Espírito Santo está se consolidando como uma das principais opções de lazer para os turistas durante o Carnaval. Desde os desfiles no Sambão do Povo, em Vitória, até as calmas praias pelo litoral capixaba, o Estado é uma excelente opção para quem busca agito ou descanso durante o feriadão.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) consultou as principais operadoras de turismo e agências de receptivo do Estado (CVC, Intercontinental e Capixaba Receptivo) e as notícias são boas: houve crescimento na venda de pacotes turísticos para o Carnaval no Espírito Santo. Em uma das empresas do segmento, o índice de vendas subiu 200% em relação ao ano passado.

O levantamento feito pela Setur também constatou que os hotéis da Grande Vitória estão lotados. "A ocupação varia entre 80% e 100%, no entanto, muitos dos que ainda têm vagas já contam com pré-reservas e podem fechar a lotação até o próximo final de semana", afirma o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos.

Perfil dos turistas


Ao contrário de outros Estados, nos quais os turistas buscam um Carnaval agitado por trios elétricos, no Espírito Santo, o visitante deseja, prioritariamente, tranquilidade - sem deixar de lado uma diversificada programação de lazer. Maria Beatriz Viláqcua, 56 anos, veio da Capital de São Paulo junto com a filha Ana Viláqcua, 15 anos, para curtir o Carnaval em Vitória.

foto: Asscom/Setur
Maria veio com a filha Ana para curtir a cidade.
"Vim ao Espírito Santo em busca de tranquilidade e sossego, querendo fugir das grandes festas e relaxar. Pretendemos curtir a praia da Ilha do Boi, visitar Vila Velha e talvez alugar um carro para conhecer o Guarapari", afirma. Maria Beatriz ainda quer acompanhar, "no máximo, um bloquinho animado de marchinhas tradicionais".

Entre os turistas que estão para chegar nesta sexta-feira (17), há um grupo de Salvador (BA) formado por 38 pessoas da terceira idade. "O grupo já fechou o pacote desde o ano passado", afirma Gustavo André Alves, da Capixaba Receptivo. Mas se engana quem confunde tranquilidade com marasmo: eles querem conhecer o Estado e procuram por boas opções de lazer e diversão.

Capacitação

O aumento no fluxo turístico e da venda de pacotes para o Espírito Santo é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) há cerca de dois anos, com cursos de capacitação de agentes de viagem realizados nos principais mercados emissores de turistas do País.

foto: Asscom/Setur
Crislei não quer muita agitação mas quer conhecer o Triângulo.
Prova disso é a turista Crislei César, 28 anos, gaúcha de Charqueadas, em visita ao Espírito Santo pela primeira vez por indicação de uma agência de turismo. "Me disseram que o Estado tinha belas praias e isso me interessou. Como vim sozinha, espero fazer amigos e conhecer belos lugares. Também quero conhecer o Triângulo das Bermudas, porque ouvi dizer que lá tem muitos bares e restaurantes. Hoje fui a Guarapari e adorei a Praia dos Namorados. Acho que o Espírito Santo vai atender e até mesmo superar as minhas expectativas", diz a turista animada.

"Essa é uma tendência que já apuramos a partir do Réveillon, quando tivemos uma grande procura pelos pacotes turísticos na Região Metropolitana, com um crescimento apurado junto às agências de viagens que superou os 120% em relação a 2010", lembra o secretário Alexandre Passos.

Aeroporto

Os números também são reforçados pelo crescimento do fluxo no aeroporto, que passou de 269.388 em janeiro de 2011 para 322.091 em 2012, uma evolução de quase 20%. Vale destacar que o mês de janeiro de 2012 já corresponde a mais de 10% de todo o volume de passageiros de 2011.

Para ver e se divertir

VITÓRIA
Cultura: Vitória é mar, lazer, porto, natureza, ilha, negócios, eventos, gastronomia e muito mais. É o centro e o símbolo da história, cultura e economia do Espírito Santo. A bela Capital do Espírito Santo tem muito a mostrar: é a terceira mais antiga do país, fundada em 08 de setembro de 1551. A deliciosa ilha - uma das três que são Capitais no Brasil - possui 105 km² de praias, parques e um rico patrimônio histórico cultural. A parte histórica se concentra no Centro da cidade, onde é possível apreciar belas construções do período colonial, como o Palácio Anchieta, construído no Século XVI pelos jesuítas; a Catedral Metropolitana, com os seus belíssimos vitrais; e o Theatro Carlos Gomes.
Praias: As praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Ilha do Frade têm águas calmas, cortadas por rochedos. Há também a Praia de Camburi, com mais de seis quilômetros de calçadão e espaço para práticas esportivas. Com 91 m² de área verde por habitante, Vitória tem vários parques e reservas ecológicas com trilhas e espaços para as atividades físicas e culturais.
Culinária: A Capital capixaba ainda oferece uma noite de muito charme e opções. No circuito de bares e restaurantes da Praia do Canto, Jardim da Penha, Orla de Camburi e Ilha das Caieiras, o visitante pode apreciar pratos sofisticados da culinária internacional e da culinária local: os feitos à base de frutos do mar ou as tradicionais tortas e moquecas capixabas, preparadas em panelas de barro. Possui espaços aconchegantes e interessantes, onde se pode aproveitar a noite.
Panelas de barro: A melhor representação do artesanato capixaba de origem indígena, a panela de barro é uma tradição passada de mãe para filha há pelo menos 400 anos. É a panela que faz com que os pratos típicos à base de frutos do mar, como a moqueca e a torta capixaba, fiquem mais saborosos. O Galpão da Associação das Paneleiras fica no Bairro de Goiabeiras e comercializa as panelas.
Carnaval: Para quem procura Carnaval sem tanta agitação, uma ótima opção é o Concurso de Blocos Carnavalescos no domingo (19) e na segunda-feira (20), na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da Cidade. Mas a folia não para por aí: até o dia 26 de fevereiro vários blocos percorrerão as comunidades da Capital.

VILA VELHA
Cultura: Vila Velha é a cidade mais antiga do Estado. Possui patrimônios como o Convento da Penha, símbolo da fé capixaba, que abriga em seu acervo a tela mais antiga da América Latina, a imagem de Nossa Senhora das Alegrias. De lá, é possível ter uma vista de tirar o fôlego, especialmente dos municípios de Vitória e Vila Velha.
Praias: Praia da Costa, Itapoã, Itaparica e Ponta da Fruta garantem um prazeroso banho de sol e de mar. Na bucólica Praia do Ribeiro, que fica na região entre o Morro do Moreno e a Praia da Costa, também há ótimos restaurantes. O balneário da Barra do Jucu encanta os turistas com o congo e esportes aquáticos. No local, uma boa pedida é escolher uma das várias opções de pratos à base de frutos do mar nos bares e restaurantes. Seguindo um pouco mais adiante, encontra-se o Bairro Interlagos, que apesar da pouca estrutura, mas com belas praias e residências. A Ponta da Fruta é um lugar tranqüilo, com belos recantos, com praias de águas mansas ou agitadas, dependendo do ponto, e areia grossa. No balneário também é possível encontrar muitas lagoas.
Carnaval: Também nos balneários do município de Vila Velha é possível curtir os blocos carnavalescos até o domingo (26) após o Carnaval. Para quem quer reviver os antigos carnavais, há ótimas opções de blocos, bandinhas e fanfarras.

SERRA
Cultura: Um lugar cheio de belezas e com uma cultura riquíssima. Assim é o município da Serra, conhecido por sua religiosidade e folclore. Abriga o segundo monumento histórico mais visitado do Espírito Santo: a Igreja e Residência Reis Magos, inaugurada em 1615 e tombada como patrimônio pelo IPHAN. Junto com a Casa do Mestre de Congo Antonio Rosa, a Igreja é um dos lugares mais procurados pelos turistas que visitam a Serra, pois guardam grande parte da história do município.
Praias: As praias da Serra preservam características bucólicas, sendo indicadas para banhos de mar e algumas para a prática do surfe. Manguinhos e Carapebus são simples e imperdíveis. Jacaraípe é a mais frequentada da Serra, conhecida por oferecer pratos variados de frutos do mar. É procurada pelos praticantes de esportes náuticos, como surf, bodyboard e windsurf. Na Praça Encontro das Águas é realizada sempre aos sábados e, no verão, às quintas-feiras, o projeto Artes na Praça, uma feira de comidas e artesanato. As praias da Baleia, Castelândia, Solemar, Enseada, Capuba e Costa Bela oferecem as mais variadas opções de lazer nos quiosques, bares, restaurantes, sorveterias, com excelentes condições para o banho de mar. Manguinhos é inesquecível pelas praias de águas calmas, ambiente bucólico e acolhedor. É um recanto seguro para a desova de tartarugas marinhas. Os bares e restaurantes especializados em frutos do mar fazem de Manguinhos uma referência na culinária capixaba. Os pratos mais pedidos são: camarão na moranga, moquecas, torta capixaba e bobó de camarão. O balneário destaca-se também pela harmonia de sua arquitetura com a paisagem local e pelo seu tradicional Carnaval, com banho de mar com fantasias. Tornou-se a preferida de intelectuais, artistas e amantes da paz e da natureza. Também virou recanto seguro para as tartarugas marinhas que desovam em suas areias. Já Icanga preserva ainda hoje as características de vila de pescadores. É o balneário mais agreste da região. Possui águas calmas, apropriadas para a prática de pesca de arrastão. Bucólico, rústico e com faixas de areias ainda inabitadas, o balneário é um dos refúgios preferidos de quem busca a mansidão do mar para refrescantes banhos e daqueles que optam por conciliar descanso com a oportunidade de entrar em forma com longas caminhadas. Carapebus está inserida na área de proteção ambiental de Praia Mole. É a praia mais próxima da Capital do Estado, com trechos de águas calmas e outros com ondas fortes, favorecendo a prática do surf. Os frequentadores podem escolher entre banhos de mar e lagoa. É um local de desova de tartarugas marinhas da costa capixaba. Nova Almeida é uma praia bucólica. Na região há a formação de falésias, muito usadas pelos praticantes de parapente, e uma concentração de recifes que formam verdadeiros aquários naturais. Amantes da natureza procuram suas praias para realizar caminhadas longe do ruído da cidade.
Carnaval: Os blocos de rua também vão agitar o carnaval na Serra até o sábado (25). As opções também são muitas, mas é imperdível o tradicional banho de mar com fantasias realizado em Manguinhos no sábado (18).

GUARAPARI
Cultura: É conhecida como Cidade Saúde pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas. É um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, possuindo 46 praias e enseadas de grande beleza. Passeios de escunas e serviços de mergulho possibilitam ao turista conhecer as biodiversidades marinhas da costa capixaba. Casas noturnas e restaurantes garantem a diversão. É dotada de ampla rede hoteleira.
Praias: Em Meaípe, antiga aldeia de pescadores, são praticados vários tipos de esportes náuticos como remo, vela e jet ski, sendo possível alugar caiaques e bananas boat. A Enseada Azul e a Praia dos Padres formam outro complexo de praias e enseadas de grande beleza. Há também as praias da Areia Preta e Virtudes. As praias dos Namorados, das Castanheiras e do Meio são divididas por pedras enormes, intercaladas por arrecifes que, durante a maré baixa, formam piscinas naturais repletas de peixinhos muito atraentes para as crianças. A Praia do Morro, com quatro quilômetros de extensão, areia clara, fina e solta, é uma das maiores praias de Guarapari. Em uma das extremidades, as ondas são fortes, na outra, são calmas. As Três Praias são um conjunto de pequenas praias separadas por rochedos, praticamente sem ondas, com areia fina e escura. A água é esverdeada e transparente, boa para mergulho e pesca submarina. A Enseada Azul é um capítulo à parte. Formada pelas praias de Guaibura, Bacutia, Mucumã e Peracanga, interligadas por areias brancas e finas. Tem água extremamente cristalina que permite boa visibilidade a oito metros de profundidade. Ali, a 300 metros da areia, encontra-se um cargueiro alemão que naufragou em 1942. Para os adeptos do mergulho, o arquipélago de Três Ilhas, em Guarapari, guarda muitas surpresas. Suas águas calmas permitem até o mergulho noturno. Na Ilha Escalvada, pode-se mergulhar e visitar o recife artificial marinho, criado a partir do afundamento do navio Victory B8.
Carnaval: A Liga Guarapariense da Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Guarapari (Ligesbc) divulgou a programação dos desfiles do Centro, que serão realizados na avenida Joaquim da Silva Lima, do sábado (18) até a terça-feira (21). A programação é variada e vai de desfiles de escolas de samba, shows musicais até blocos com marchinhas e infantis.

ANCHIETA
Cultura: Localizada no Sul do Espírito Santo, a cidade tem entre suas principais atrações culturais a Caminhada dos Passos de Anchieta, um momento de fé que refaz a trilha habitualmente percorrida pelo Padre José de Anchieta. A igreja Nossa Senhora de Assunção é uma das mais antigas do país, tendo sido a residência do "apóstolo do Brasil". Hoje abriga o Museu Nacional de Anchieta. A Casa da Cultura é uma construção de 1927, onde estão expostos documentos da época da escravidão e objetos usados pelos italianos que aportaram na cidade no século XIX. Livros seculares e toda a obra de José de Anchieta também estão no local.
Praias: Possui 23 praias de águas cristalinas, onde são praticados a pesca submarina e o windsurf. O balneário de Ubu possui águas calmas e claras, areia fina e compacta. Na ponta direita, ficam os arrecifes. No outro lado, o Pontal de Ubu, que oferece uma vista panorâmica da região. Perto dele fica a Lagoa do Surfe, de águas verdes, boas para o banho e para a prática de windsurf. Em Iriri, o destaque fica por conta da Praia dos Namorados, Costa Azul e Praia da Areia Preta, muito disputadas no verão. O mar calmo, a água cristalina e a areia dourada convidam à prática de mergulho. A Praia dos Castelhanos: tem larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. As piscinas naturais, com águas mornas, atraem crianças e adultos. A parte norte é semideserta e permite o camping selvagem. Parati conta com visual rústico e aconchegante. É ótima para os que gostam de contato com a natureza e descanso. Ainda é pouco frequentada por turistas, o que a caracteriza como um bom lugar para relaxar. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar tranquilo e azul, ótimo para o banho. Abriga uma pequena comunidade de pescadores, que costumam pescar no lugar. Amendoeiras e outras árvores enfeitam o local e fazem sombra para alguns visitantes. Mesmo sendo pouco frequentada, a praia possui pequena infraestrutura, com restaurantes simples que servem bons frutos do mar. Além da caminhada, o windsurf também costuma ser praticado por visitantes. Com uma bela paisagem, é o lugar ideal para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e assistir o pôr-do-sol. Costa Azul, também com um visual rústico e aconchegante, é um bom lugar para relaxar. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar tranquilo e azul, ótimo para o banho.
Carnaval: O município de Anchieta é pelo famoso carnaval de rua, especialmente em Iriri. No entanto, também é possível curtir o saudosismo dos antigos carnavais de rua, com blocos formados por famílias, mascarados e fantasiados.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006/(27) 9805-1308
Colaboração: João Lucas Ribeiro
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard