05/03/2012 08h47 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Parque de Forno Grande oferece nova estrutura para turismo ecológico

Nesta quinta-feira (01) é comemorado o Dia do Turismo Ecológico. Entre as novidades para quem curte esta prática são os passeios realizados no Parque Estadual de Forno Grande. Localizada em Castelo, a unidade está funcionando, desde fevereiro, com suas trilhas reestruturadas, facilitando o acesso dos frequentadores.                                                 
Assessoria de Com./Seama
Escadas foram instaladas ao longo das trilhas do parque

A unidade é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Iema) que em outubro iniciou as obras de revitalização, com a construção de pontes, escadas e corrimões para as subidas das trilhas e um mirante ao final do trajeto, com vista para o Parque Estadual da Pedra Azul.

O turismo ecológico, ou ecoturismo, se caracteriza por promover o conhecimento das reservas naturais de uma forma sustentável, e assim, conscientizar ambientalmente os turistas.

No Parque de Forno Grande, os visitantes encontram um ambiente que apresenta características selvagens, pois é bem preservado. Além disso, os trajetos têm perfil robusto, com alguns trechos íngremes e obstáculos como troncos caídos.

São oferecidas três opções de trilhas: a da Santinha, do Mirante e dos Poços Amarelos. Entre as paisagens que podem ser apreciadas estão as piscinas naturais.
 
O Espírito Santo também conta com outras opções de passeios ecológicos nos Parques Estaduais da Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Paulo César Vinha, em Guarapari; de Itaúnas, em Conceição da Barra e de Pedra Azul, em Domingos Martins, todos eles com trilhas monitoradas.

Parque Estadual de Forno Grande

Criado, em outubro de 1960, como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual pela Lei Estadual nº 7.528, em 1998. O relevo é montanhoso com variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros, culminando no Pico do Forno Grande, o grande atrativo da região. Nesta região da serra capixaba, predomina a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e sua fauna possui animais na lista de extinção como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. Possui excelente centro de visitantes.

Localização: Castelo.

Horário de funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Informações: (28) 9966-7550 ou pefg@iema.es.gov.br.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral
(27) 3636-2591/9977-1012
Texto: Vil Rangel
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard