11/06/2014 15h09 - Atualizado em 28/01/2016 08h42

Prodetur: missão do Espírito Santo consegue aprovação de minutas de contrato de US$ 80 milhões para o turismo

foto: Asscom/Setur-ES
A missão do Espírito Santo participou de várias reuniões em Brasília.

Uma missão do Governo do Estado esteve em Brasília nesta segunda (09) e terça-feira (10) com o objetivo de apresentar o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Estado do Espírito Santo (Prodetur-ES), a matriz de investimentos e as minutas contratuais do empréstimo no valor de US$ 80 milhões para a Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain) do Ministério de Planejamento.

Durante o período em que estiveram em Brasília, os integrantes da comitiva realizaram várias reuniões com representantes da Seain e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As minutas foram aprovadas e agora seguem para avaliação e aprovação no Senado Federal. A União é garantidora do financiamento, por isso é necessário todo esse trâmite.

Pela Secretaria de Estado do Turismo participaram a secretária Diomedes Maria Caliman Berger, a gerente de Estudos e Negócios, Angela Modolo, e a técnica Mariana Pires. Também participaram os consultores do Tesouro Estadual Roger Pereira Ferreira e Marco Antônio Rocha Lima Guilherme,  representando a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Danilo David Ribeiro, da Procuradoria Geral do Estado; e Regina Curitiba, da Subsecretaria de Captação de Recursos (Subcap).

O programa

Tendo em vista dados fornecidos pelo Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) e os desafios sociais identificados, o programa busca expandir o emprego formal e receitas geradas pela indústria turística no Polo da Região Metropolitana de Vitória (RMV).

O polo está integrado por Vitória e mais seis municípios, onde se concentra a maior parte da atividade turística atual do Estado e cuja oferta do segmento turístico "sol e praia" precisa ser diversificada e consolidada sobre as bases de inovação e qualidade. O programa pretende reforçar o posicionamento turístico diferenciado do Estado, mediante planejamento, gestão e promoção do turismo gastronômico.

O programa realizará investimentos de requalificação e ordenamento urbanístico e ambiental em diferentes destinos costeiros e estuários no Polo RMV: Ilha das Caieiras (Vitória), Barra do Jucu (Vila Velha), Lagoa Juara e rio Reis Magos (Serra/Fundão). O programa também propõe fortalecer a cadeia econômica do turismo e a articulação do empresariado e comunidades locais.

"A captação desses recursos junto ao BID é fundamental para a realização de projetos prioritários com ações focadas na sustentabilidade e o fortalecimento da nossa infraestrutura turística. A expectativa é que o programa permita incrementar e fortalecer a participação da população local de menor renda na cadeia produtiva do turismo", acrescenta a secretária Diomedes Maria Caliman Berger.
O investimento total será de US$ 80 milhões, sendo US$ 48 milhões (60%) financiados com recursos do BID. Consistente com as linhas estratégicas do Prodetur Nacional, as ações serão agrupadas em cinco componentes: Produto Turístico, Marketing e Comercialização, Fortalecimento Institucional, Serviços Básicos e Gestão Ambiental.

"Estamos vibrando, pois esta é a última etapa para implantar o Prodetur no Espírito Santo. Um feito inédito e histórico para o Estado e resultado de muito esforço de toda a equipe da Setur. São US$ 80 milhões para o turismo capixaba. Se tudo correr bem, no próximo semestre o governador Renato Casagrande deverá assinar o contrato", comemorou a secretária.

Tel.: (27) 3636-8006 - Tania Mariano - (27) 9805-1308