23/11/2011 08h51 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Sabores 2011: Governo reforça importância do Supersimples para desenvolvimento do setor

Reconhecendo a importância das micro e pequenas empresas do setor de bares, restaurantes e outros estabelecimentos que comercializam alimentos para a geração de emprego e renda no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande afirmou, durante a solenidade de abertura da feira Sabores 2011 nessa segunda-feira (21), no Pavilhão de Carapina, que o Supersimples, lançado no mesmo dia, é uma decisão tributária do Estado que visa "avançar no dinamismo econômico".

Segundo o Sindbares, o segmento da alimentação é um dos que mais crescem no país e no mundo e a grande maioria dos estabelecimentos são micro ou pequenas empresas. Existem no Espírito Santo 18 mil estabelecimentos, gerando aproximadamente 90 mil empregos. "Com os incentivos fiscais, muitos devem sair da informalidade, o que deve gerar um crescimento ainda maior", concluiu o governador.

Além do governador Casagrande, participaram da mesa de abertura da 11ª edição da Sabores o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos; o prefeito da Serra, cidade anfitriã do evento, Sérgio Vidigal; o secretário de Turismo de Vitória, Antônio Bispo; o presidente do Sindbares/Abrasel, Wilson Calil; o presidente da ABIH-ES, Dionisio Corteletti; o presidente do Sindhotéis, Pedro Paulo Perim; e o representante da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Cleiton Machado.

O secretário Alexandre Passos fez questão de ressaltar a importância da gastronomia para o turismo. Ele lembrou que segundo a pesquisa realizada durante o Expotur 2011, a culinária/restaurantes foi o segundo aspecto mais valorizado nos lugares por onde os turistas viajam (22,5%), atrás somente dos atrativos naturais, que tiveram 53,3% da preferência.
"E isso é verificado tanto aqui no Espírito Santo, quanto no resto do país e no mundo. A gastronomia é um importante atrativo turístico e nós temos que garantir que os segmentos responsáveis se desenvolvam", conclui o secretário.

Feira até quarta-feira

A Feira Sabores, promovida pelo Sindibares com o apoio Master do Governo do Estado, por meio da Setur, prossegue até a quarta-feira (23) e é voltada para a divulgação das novas tecnologias e de produtos e serviços relacionados à gastronomia e hospedagem, sendo um instrumento importante para o desenvolvimento dos setores, além da troca de experiências e conhecimento.

Participam do evento proprietários de restaurantes, bares, hotéis, motéis, pousadas, buffets, chefs de cozinha, escolas técnicas e superiores da indústria e do varejo, além de executivos e equipes operacionais das empresas.
Paralelo à feira serão realizados ainda congressos para bares, restaurantes, hotéis e similares; encontro de chef?s de cozinha e acadêmicos de gastronomia; cozinha show; rodada de negócios para discussão de temas relacionados ao setor e concursos gastronômicos.

Além disso, a Sabores é uma excelente oportunidade para a prospecção de novos negócios. Na edição de 2010, o evento contribuiu para a geração de mais de R$ 1 milhão em transações comerciais para o segmento e reuniu mais de três mil participantes.

A feira contribui para fomentar o turismo e a comercialização de produtos e serviços, estimulando toda a cadeia produtiva, com aumento da renda e geração de empregos diretos e indiretos, além de promover um aumento no fluxo turístico regional e nacional devido à magnitude do evento.

Este ano, a proposta é oportunizar as regiões turísticas a apresentação dos produtos regionais que possam ser comercializados para o setor de alimentos e bebidas, além de equipamentos e serviços para o setor da hotelaria.

O evento se harmoniza com o Macroprograma de Promoção e Comercialização e com o Macroprograma de Diversificação da Oferta Turística do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do Espírito Santo 2025.

A Setur participará da Sabores 2011 ocupando uma área de 375m², onde estarão montados um estande institucional da Secretaria e 10 estandes das regiões turísticas. Além dos estandes, a Setur participa do treinamento e cursos de capacitação, visando à qualificação dos profissionais do setor de bares, restaurante e hotelaria.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano