13/10/2014 07h07 - Atualizado em 28/01/2016 08h46

Setur apoia a campanha Outubro Rosa

foto: Asscom/Setur - ES
Servidores, estagiários e prestadores de serviço


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) aderiu à campanha Outubro Rosa. Na última sexta-feira (10), todos os servidores, estagiários e prestadores de serviço trabalharam de rosa. Além disso, na entrada da Setur, foi colocado um laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento.
 
A campanha visa chamar atenção diretamente para a realidade atual do câncer de mama, que é um dos que mais atinge as mulheres. Por isso, alertar para os riscos e incentivar o diagnóstico o mais cedo possível estão entre as ações da campanha Outubro Rosa. Quando descoberta precocemente, a doença pode ter até mais de 90% de chances de cura. Saber quais são os fatores de risco e aprender como controla-los é fundamental para a prevenção.

O Oncologista da Secretária de Estado da Saúde (Sesa), Guilherme Crespo, afirma que o histórico familiar é o principal fator de risco da doença. Porém há outros fatores, tais como idade (o risco aumenta rapidamente com o envelhecimento), obesidade, nuliparidade (mulher que não gerou filhos), sedentarismo, primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos) e ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos.

História

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta á última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Em 1997, entidades de algumas cidades nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de modas com sobreviventes (do câncer de mama), e posteriormente, monumentos, prédios públicos, pontes, teatros entre outros, também começaram a ser iluminados de rosa. 

Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar do mundo.

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