05/03/2012 08h56 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Setur desenvolve ações para fortalecer o turismo de aventura

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está desenvolvendo uma série de ações para desenvolver e fortalecer o turismo de aventura no Espírito Santo.

Nesta quarta-feira (29), a Setur realizou uma reunião para a elaboração do Plano de Ação de Turismo de Aventura para a Região Doce Pontões Capixaba. A região compreende os municípios de Colatina, Baixo Guandu, Marilândia, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Pancas, Águia Branca, Alto Rio Novo e Mantenópolis.

A reunião foi realizada no Plenotel, em Colatina, e contou com a participação dos secretários de Estado do Turismo, Alexandre Passos, e de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, de representantes do Sebrae, da Adetur Região Doce Pontões, das prefeituras de Colatina, Mantenópolis e Pancas e do coordenador Regional da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta-ES), Paulo Roberto Dutra.

"Essa foi uma demanda gerada pela própria região, que reconheceu a importância do turismo de aventura e do ecoturismo como vetores de desenvolvimento local", afirma o secretário Alexandre Passos.

Aventura Segura

Maior iniciativa de organização e desenvolvimento dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura no País, o projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Sebrae Nacional, executado e liderado pela Abeta. O programa é uma soma de ações de fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, subsídio à certificação para condutores e empresas, formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS), responsabilidade socioambiental, campanha do consumo consciente e de acessibilidade no turismo de aventura.

Seguindo os passos de Minas Gerais e Mato Grosso, o Espírito Santo é o terceiro a receber as ações do programa em âmbito regional. O projeto é fruto de uma parceria entre a Abeta e a Setur, formalizado no final de dezembro de 2010 por meio de um convênio. As ações visam a qualificação e a certificação de empresas, além dos profissionais que atuam no segmento capixaba.

Os idealizadores têm como foco, além das ações de qualificação, a certificação das atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura das empresas que participam do programa. Elas são o subsídio necessário para que as empresas alcancem a certificação do Sistema de Gestão da Segurança, que será implementado, com o apoio da Abeta.

Neste caso, o Governo do Estado é pioneiro no País em investir, além da qualificação, também na certificação das 11 empresas que participam do Programa Aventura Segura. Com isso, o Espírito Santo se tornou o primeiro a conveniar as Avaliações de Conformidade.

Comissão Abeta-ES

Os participantes do curso Aventura Segura, promovido pela Setur e Abeta, elegeram na noite de terça-feira (28), durante um módulo do curso do programa Aventura Segura, que está sendo realizado na Secretaria de Turismo Espírito Santo, a Comissão Abeta-ES, que tem por objetivo organizar os associados e representar a Associação no Espírito Santo.

Visando financiar as ações da Comissão no Estado, também foi criado um Fundo de Reserva. A Comissão ficou composta da seguinte forma: Coordenador Regional - Paulo Roberto Dutra Rocha (Conexão Radical); Vice-coordenador Regional - Jorge Ichaso (Fjordland); Coordenador de Comunicação - Rhandell Rocha (Selva Sassiri); Coordenador de Qualificação e Desenvolvimento - Luciana Cunha (Regência Ecotur); Coordenador de Articulação - Jefferson Rodrigues (Jefinho Expedições); Coordenador de Promoção e Comercialização - Cecília Nakao (Serra do Caparaó Ecoturismo).

Informação à Imprensa:
Tania Mariano