20/05/2014 15h10 - Atualizado em 28/01/2016 08h41

Setur participa de Encontro do Festival de Inverno com comunidade em Domingos Martins

foto: Asscom/Setur
A subsecretária Lisia Mendes reforçou a importância do evento para o turismo no Estado.


"Viver a Música". Esse foi o conceito apresentado pela Prefeitura como proposta para a integração da comunidade martinense na 21ª edição do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. Centenas de empreendedores, prestadores de serviço, moradores, autoridades e membros de entidades, estiveram reunidos com o Poder Público, na noite da última segunda-feira (19), no Clube de Campinho. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) esteve representada pela suscretária Lisia Mendes e pela gerente de Marketing Turístico Carla Rezende.

O encontro apresentou a estrutura, direcionamentos e de que forma estão sendo organizados os trabalhos de condução do evento. "Retomar a organização do Festival de Inverno era um pedido do povo martinense.
A Prefeitura assumiu o compromisso e o trouxe de volta, uma conquista para nossos cidadãos. Ao mesmo tempo, temos uma grande responsabilidade e precisamos da unidade e do engajamento de todos para que toda a cidade se beneficie com sua realização", disse o prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha, o Carlinhos Borboleta.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Wellington Bleidorn, apresentou à comunidade o conceito do festival. "O evento tem como premissa ser erudito e popular, com transmissão de aconchego, intimismo e sofisticação. Juntos, construiremos um grande festival para que todos tenham uma experiência de vivência diferente com a música, com momentos inesquecíveis de interação musical", ressaltou, explicando na sequência a formação das comissões para realização no evento (veja todas abaixo).

"O movimento de preparação começou já no fim do Festival do ano anterior. Após as negociações de retomada da organização, iniciamos a avaliação dos pontos colocados pela comunidade, tanto positivos, quanto aqueles que deveriam ser repensados. Neste processo, iniciamos na Prefeitura as estratégias e planejamento para que pudéssemos envolver a comunidade, o trade turístico e trabalharmos de forma integrada. Desta forma surgiu o modelo de comissões para que todos possam participar", reforçou o secretário.

foto: PMDM
Organograma dos organizadores do Festival de Inverno.

























Modelo do festival


Iniciando a série de palestras previstas para o encontro, o coordenador artístico e pedagógico do Festival, Luiz Vanderlei Rocha, explicou sobre o objetivo central do festival, bem como os parâmetros para escolha das atrações.  "O festival nasceu para ser vetor de educação musical e aperfeiçoamento instrumental, criando-se as oficinas. A escolha das atrações segue como base o que os músicos aprendem na academia, em seus estudos, por isso, atrações são uma forma de complementar o aprendizado e trazer à população um pouco do que é estudado e despertando o interesse pela música. Desta forma, não podemos, para o Festival de Inverno, inserir atrações que não são estudadas no mundo acadêmico musical. Tampouco artistas que tragam mais pessoas do que a cidade pode comportar", explicou.

Rocha ressaltou ainda que a música clássica, por si só, já é uma grande homenagem à cultura alemã. "Os grandes nomes da música erudita são alemães: Bach e Beethoven, por exemplo. Muitos hinos tocados na Igreja Luterana têm como base inspirações desses artistas. Com isso, os martinenses têm um elo muito próximo com a música clássica", complementou.

Marketing

Além de mostrar de que forma cada convidado poderá se integrar, o encontro foi um momento de inspirar os participantes a construírem oportunidades de visibilidade durante o festival e também depois dele.
Para isso, a gerente de marketing da Secretaria de Estado do Turismo, Carla Rezende, traçou aos presentes o perfil do turista que vem ao festival. "Por estudos feitos pela Secretaria, constatamos que a maior parte dos turistas é da Grande Vitória, mas temos visitantes de todo o Brasil e até da Argentina. Fizemos este levantamento durante a edição de 2012", disse, mostrando os números relacionados também a satisfação, intenção de retorno e outros pontos.

Carla deu sugestões de como o prestador de serviço ao turista pode potencializar as boas qualidades de seu atendimento, e explanou sobre a oferta de produtos diferenciados. "O turista, de acordo com a pesquisa, quer voltar a Domingos Martins. E o que o se terá de novo para oferecer? Precisamos pensar em novos pratos, novos produtos. Que tal decorar o estabelecimento de acordo com a temática do festival? Que tal produzir souvenir diferente, atrativo e de acordo com a proposta do evento?", sugeriu, colocando como referência a mobilização realizada na Sommerfest deste ano.  

Ela também destacou a importância de o estabelecimento estar bem informado sobre o que acontece na cidade. "A qualidade do atendimento está também na boa informação. Mesmo que o visitante pergunte algo que naquele momento você não dispõe de dados, encaminhe-o para a Casa da Cultura. Lá com certeza, há pessoas treinadas e que poderão orientar o turista. Mas invista na informação, em estar antenado ao evento, pois esse é um diferencial", propôs.

Para dar suporte à disseminação das informações sobre o festival, será montada uma secretaria geral do evento. Lá, os interessados poderão procurar informações a respeito de programação, tirar dúvidas, além de informações turísticas. O site oficial do evento será lançado nas próximas semanas, bem como a programação e as oficinas. Outra possibilidade em estudo está a instalação de um Centro de Informações Turísticas na Praça.

Acreditar no Festival


O consultor empresarial André Borges falou sobre a importância de acreditar no evento. "Otimismo é diferente de entusiasmo. A pessoa que é só otimista acredita que tudo dará certo e, muitas vezes não se move para que as situações mudem e melhorem. Entusiasta é aquele que tem disposição e vontade de fazer diferente, inovando e transformando o seu entorno. É preciso que a comunidade seja entusiasta em relação ao festival, que pense grande para fazer desta a melhor edição do Festival de Inverno que Domingos Martins já realizou. Temos em nossas mãos a oportunidade de transformar este evento que já é um dos melhores do Brasil em o melhor do mundo", desafiou.

"Quem criou o festival foi movido por um sonho. Ele ?contaminou? outras pessoas com pensamentos positivos e efetivamente trabalhou para que isso acontecesse. É pela concretização do sonho dessa ou dessas pessoas que estamos aqui hoje. Não dá para querer o novo, se está fazendo tudo igual. Coloque suas ideias em prática, arrisque, se beneficie, fortaleça o festival e agregue para município", sugere o consultor.

Capacitação

"O Festival é construído em conjunto por nós, para nós e visitantes. Ele nos projeta nacional e internacionalmente, levando o nome de Domingos Martins a diversas partes. Por isso, a Sectur dará o suporte aos empreendedores e moradores, oportunizando capacitações de mão-de-obra até a data de realização do Festival. Os interessados podem nos procurar na secretaria", disse o secretário Wellington Bleidorn, falando sobre os cursos que serão oferecidos.

Clique aqui e confira a lista dos cursos.

Sobre o evento

O Festival de Inverno acontece entre os dias 18 e 27 de julho, com intensa programação musical, incluindo shows e oficinas. Neste ano, a Prefeitura retomou a organização do evento que conta com apoio do Governo do Estado (por meio das Secretarias de Cultura e Secretaria de Turismo), Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e patrocinadores.



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