21/11/2012 16h11 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Setur promove palestra sobre panorama do turismo no Brasil

foto: Asscom/Setur
José Eduardo Camargo é redator-chefe do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril.


O redator-chefe do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, José Eduardo Camargo,  a convite da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), proferiu a palestra "Turismo, Negócios & Eventos no Brasil - Panorama, Tendências e Oportunidades", nesta terça-feira (20),  e fez uma análise do crescimento segmentado do setor no País.

Segundo Camargo, alguns fenômenos econômicos e sociais brasileiros contribuem para o crescimento do turismo interno. Entre esses fatores, ele destacou o crescimento da economia nacional entre 4% e 5% ao ano, a ascensão das classes C e D e o chamado bônus demográfico - quando há um grande contingente da população em idade produtiva e um menor número de idosos e crianças.

De acordo com o palestrante, em 2011 o Brasil recebeu 5,4 milhões de turistas internacionais. Em contrapartida, o turismo interno avançou ainda mais. No período de janeiro a julho do ano passado, o turismo interno movimentou 38 milhões de pessoas e no mesmo período de 2012 esse número chegou a 40,8 milhões.
O turismo é um dos setores da economia que mais vem crescendo, chegando a 7% em 2011, com a geração de 7,6 milhões de empregos diretos e indiretos. Esse quadro deve se manter nos próximos 10 anos. "As previsões sugerem uma taxa de 5,6% ao ano", afirmou José Eduardo Camargo.

Ele também destacou a importância do turismo de negócios e eventos neste contexto, considerando que onde esse segmento turístico tem espaço, aumenta a taxa de ocupação dos meios de hospedagem no Brasil. Em 2013 as viagens de negócios vão representar 78% do total. O País deve ser promovido de nono para oitavo maior mercado de viagens de negócios em todo o mundo, ultrapassando a Coréia do Sul.

Diante desse cenário, Camargo avalia que os hotéis precisam conciliar a sua infraestrutura e oferta de serviços para os turistas de negócios e os de lazer. "Como o Espírito Santo possui um perfil de turismo de negócios e também de lazer na Região Metropolitana, vale a pena estar atento: separar as estruturas físicas, realizar bloqueios sazonais, investir em qualificação de mão de obra para a equipe poder lidar com hóspedes de negócios e de lazer, realizar investimentos em tecnologias de controle de reservas e diárias, e, por fim, um bom planejamento de marketing", sugeriu.

Ao final do debate, o secretário do Turismo Alexandre Passos falou sobre ?O Plano de Marketing Turístico?, que está sendo elaborado pela empresa Ornellastour Consultoria, contratada pela Setur, que está traçando um perfil do mercado e orientando as ações e investimentos na promoção do Estado. "Sabemos que temos muito trabalho a fazer e que os recursos são poucos. No entanto, é muito importante que o setor privado caminhe junto com o Governo para que tenhamos condições de avançar e fazer do Espírito Santo um dos destinos mais procurados do Brasil", finalizou.

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