27/12/2011 14h01 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Temporada de cruzeiros em Vitória prossegue até abril

foto: Arquivo CDV/PMV
Até abril de 2012, quatro navios farão 15 escalas em Vitória.

A temporada 2011/2012 de cruzeiros marítimos  no Espírito Santo prossegue até o mês de abril. Até lá, quatro navios farão 15 escalas em Vitória. Ao todo, as embarcações trarão 26.300 passageiros e 7.828 tripulantes ao Estado.

foto: Arquivo CDV/PMV
O novo terminal de cruzeiros já deve funcionar para a temporada de 2013/2014
A temporada de cruzeiros começou no dia 28 de dezembro, com a chegada do transatlântico Grand Holiday no porto de Vitória.

Visando melhorar a estrutura especial do Armazém 5, a Prefeitura de Vitória e a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) construíram banheiros e lanchonetes, para dar mais conforto e comodidade aos passageiros.

Novo terminal

O Governo do Espírito Santo, por meio das Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e de Transportes e Obras Públicas (Setop), tem entre as suas prioridades para 2012 a construção de um terminal específico para receber os cruzeiros marítimos na Enseada do Suá.

O terminal contará com uma estrutura totalmente voltada para o receptivo dos navios, garantindo total conforto aos turistas que chegam ao Estado. A previsão é que a obra tenha início ainda no primeiro semestre de 2012.

"A nossa expectativa é que na temporada de 2013/2014 o novo terminal já esteja funcionando. Com isso, poderemos consolidar o Espírito Santo como polo de desenvolvimento do turismo náutico brasileiro", afirmou o secretário Alexandre Passos.

Os turistas receberão informações e material promocional sobre a cidade de Vitória e sobre as rotas turísticas do Espírito Santo. Guardas comunitários e agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança darão suporte, controlando o fluxo de veículos e orientando os pedestres nas faixas de segurança. Operadores, guias de turismo e agentes marítimos também terão estrutura apropriada para fazer o atendimento aos turistas.

Escalas

Nesta temporada, em média, a cada escala, 600 pessoas deverão embarcar pelo porto. Muitas procedentes de outras cidades e Estados partindo de Vitória pela comodidade de embarcar em terras capixabas. Com a permanência na capital antes da partida, estes turistas consomem e utilizam os equipamentos locais, inclusive, quando retornam do cruzeiro.

No dia 17 de fevereiro, o MS Prinsendan, navio com bandeira internacional, aportará em Vitória trazendo 758 passageiros e 443 tripulantes. Durante as escalas, uma empresa especializada fará uma pesquisa para identificar o perfil e a expectativa dos turistas no porto.

Aos passageiros dos navios serão ofertados, ainda a bordo, roteiros de Vitória, como o manguezal, o Centro Histórico, a praia de Camburi, as Paneleiras de Goiabeiras, que agora contam com um novo galpão, e o Parque da Fonte Grande. Os passageiros poderão utilizar ônibus que fazem city tour, táxi ou o transporte coletivo.

Guias de turismo

Nesta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) ministrou um curso para 20 guias de turismo voltado especialmente para o atendimento aos passageiros dos navios, com destaque para questões ambientais ligadas à área de lazer.

A capacitação foi realizada na sede do Parque da Fonte Grande, um dos principais atrativos turísticos escolhidos para visitação pelos passageiros que chegam nos navios de cruzeiro. Turismólogos, geógrafos, biólogos e educadores ambientais passaram informações importantes para os guias de turismo, parceiros na recepção dos passageiros.

O objetivo é orientar os turistas sobre as trilhas a serem utilizadas durante a visita, os acessos aos mirantes, as características ambientais do parque, sua história e infraestrutura, além do tempo que os guias de turismo terão para apresentar a área de lazer aos visitantes.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano