12/03/2012 13h56 - Atualizado em 27/01/2016 15h48

Venda Nova do Imigrante recebe investimentos do Governo do ES

foto: Romero Mendonça/Secom-ES
Casagrande assinou convênios, entregou equipamentos e anunciou outros investimentos do Governo do Estado no município.

Na última sexta-feira, 09, o município de Venda Nova do Imigrante, na Região das Montanhas Capixabas, ganhou um novo espaço de lazer e turismo que vai contribuir para o desenvolvimento local e regional.

O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos participaram da Cerimônia de Inauguração do Centro Cultural e Turístico Venda Nova do Imigrante, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Setur, Ministério do Turismo e Prefeitura do município.

Renato Casagrande também assinou importantes convênios nas áreas de Trânsito, Desenvolvimento Urbano e Cultura e entregou veículos para a área de Saúde e Agricultura.

Estiveram ainda presentes ao evento os secretários de Estado de Saúde, Tadeu Marino; de Cultura, José Paulo Viçosi (Frei Paulão); o subsecretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcus Vicente; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fronzio Calheira; o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, e seu vice, Orlando Filleti Filho; o senador Ricardo Ferraço e ex-governador Gerson Camata; além de prefeitos de outros municípios, deputados estaduais, federais, vereadores, lideranças religiosas, dentre outros.

O governador destacou a importância dos investimentos para o município e lembrou que eles são possíveis graças à reorganização financeira do Estado. "Estou muito feliz de estar aqui inaugurando esse espaço turístico e cultural, que irá atrair grandes eventos para a cidade, que já tem uma beleza inigualável e agora terá uma estrutura que será ponto de encontro de toda a região", ressaltou Casagrande.
foto: Romero Mendonça/Secom-ES
O secretário de Turismo Alexandre Passos participou do evento.

Turismo

Investimento marco na história de Venda Nova do Imigrante, o Centro Cultural e Turístico foi inaugurado nesta sexta-feira (09) graças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Ministério do Turismo e Prefeitura do município.

A obra teve um custo total de R$ 1.853.861,08, sendo R$ 1 milhão do Ministério do Turismo, R$ 689.447,54 da Setur, e R$ e R$ 164.413,54 de contrapartida da Prefeitura Municipal de Venta Nova do Imigrante.

O Centro Cultural é dotado de dois andares, sendo o primeiro com salas multifuncionais e área destinada à galeria de arte, além de lanchonete, banheiros, copa e sala de administração. Já no segundo andar está instalado um teatro/auditório, com 450 lugares e ampla infraestrutura para atender aos mais exigentes eventos sócio-culturais da região.

A estrutura está preparada para a realização de eventos como cursos, treinamentos, qualificação profissional, espetáculos, mostras de arte, projeção de cinema e vídeos e apresentações e formação de orquestra e teatro. O prédio possui rampas de acesso para atender às pessoas com deficiência e o teatro/auditório possui cadeiras especiais para pessoas com obesidade.

Para o Centro Cultural e Turístico a Setur também firmou convênio com a Prefeitura de Venda Nova no valor de R$ 1.394.285,00 para aquisição de equipamentos, sendo R$ 1.254.732,00 da Setur e R$ 139.553,00 da Prefeitura.
Também para o município, a Setur firmou convênio para a ampliação e modernização do sistema elétrico do Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão), no valor de R$ 324.775,69.

"A estrutura aqui montada está preparada para receber eventos nacionais e internacionais. Esta é uma obra muito importante para a região serrana e, além de um novo espaço de cultura e lazer, vai contribuir em muito para o desenvolvimento do turismo local e regional, especialmente no segmento do agroturismo", destaco o secretário Alexandre Passos.

Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308