17/01/2012 10h17 - Atualizado em 27/01/2016 15h47

VII Caminhada Litorânea é opção para ecoturistas no fim de semana

foto: Divulgação-Caminhadas e Trilhas
A caminhada é também uma ação ecológica.


Visando conhecer e avaliar o potencial do ecoturismo de Marataízes, uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), incluindo o secretário Alexandre Passos, participará no próximo sábado (21) da VII Caminhada Litorânea, que começará às 5h30, saindo da praça Central do município, indo até a Praia da Colônia.

Serão 18 quilômetros de caminhada, incluindo ainda a previsão de recolhimento de 1 tonelada de lixo ao longo do percurso. Os organizadores do evento prometem mais do que uma caminhada: "serão passos em direção à cultura, esporte, preservação ambiental e história".

O objetivo é despertar a população para a importância da preservação da vegetação nativa litorânea, mais especificamente para a salsinha da praia (Ipomoea pes-caprae), que tem função fundamental na proteção das praias da ação erosiva dos ventos e marés.

Segundo o presidente Ong Caminhadas e Trilhas - Preserve, João Luiz Madureira Junior, a recuperação da Praia Central de Marataízes devolveu a autoestima aos freqüentadores do balneário. "No entanto, um reflorestamento seria fundamental para evitar que as marés e ventos façam com que a rua seja invadida pelo mar, causando destruição e danos ao patrimônio", explica.

João Luiz cita como exemplo o que foi feito na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, onde a praia foi cercada com eucalipto tratado e estão sendo plantadas mais de 10 mil mudas da salsinha da praia. O encerramento será feita a premiação dos vencedores das corridas das Falésias e de Stand Up, e show com a Banda Dublin, no Geredys, na Praia da Colônia.

Salsa-da-praia

A salsa-da-praia é uma planta encontrada em praias e dunas ao longo da costa do Oceano Atlântico e em ilhas da África Central, Índia, Ásia e Austrália. Está sempre em companhia do Alecrim da Praia. Pode se estender por até 10 metros. Vive em locais com água salobra como praias inundadas com água do mar e com ventos fortes. Tolera altas temperaturas, áreas de chuvas sazonais (uma estação seca uma chuvosa). Sua distribuição é limitada pelo clima, pois não tolera frios prolongados.

foto: Divulgação-Caminhadas e Trilhas
Além de importante para a preservação, a salsa da praia tem beleza incomum.



Programação:


- Caminhada de 18 quilômetro.
- I Corrida das Falésias ( 7 km de Boa Vista ao Camping).
- Teatro Ecológico "O Fantasma do Rio Itapemirim", patrocinado pelo movimento da Ong Caminhadas e Trilhas - Preserve.
- Confraternização no Geredys com Banda Dublin - Cover do U2 (www.bandadublin.com.br).
- As falésias, o mar, as lagoas, o pescador, o peixe.
- 1 tonelada de lixo será recolhido.
. I Corrida de Stand Up (prancha a remo).
Mais informações: www.caminhadasetrilhas.com.br/caminhadalitoranea

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006/(27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard